CI

Volume movimentado pela Bunge no Brasil fica estável

O volume de grãos e fertilizantes movimentado pela Bunge no Brasil na safra 2008/09 ficará estável na comparação com a temporada anterior


O volume de grãos e fertilizantes movimentado pela Bunge no Brasil na safra 2008/09 ficará estável na comparação com a temporada anterior, em aproximadamente 30 milhões de t, devido a uma disponibilidade menor de grãos no mercado.

Segundo o diretor de Portos e Serviços da Bunge, Antonio Carlos Rodrigues Branco, a produção de soja do Brasil na safra que está terminando, que foi afetada por problemas climáticos, foi insuficiente para atender a necessidade do mercado.

"Em 2009 não deve crescer, porque a safra brasileira diminuiu por conta de condições climáticas, (falta de) financiamentos e custos com insumos. Mas a nossa atividade deve ficar com uma tonelagem semelhante à do ano passado", afirmou Branco, após participar de evento sobre logística em São Paulo.

"Quando o volume disponível para compra é menor, claro que para crescer em market share é mais difícil, porque traz um ônus econômico maior", disse ele, lembrando que a empresa está buscando equilibrar sua participação no mercado com a preservação das margens de operação.

Branco, que também é presidente da Fertimport, o braço de logística da Bunge no Brasil, afirmou que o mercado vai tomar toda a oferta de soja disponível nesse ano e disse acreditar em um cenário positivo para a produção na nova safra, 2009/10, devido aos bons preços do produto.

Ele vê aumento da remuneração do produtor nesse ano, que poderá resultar em maior investimento na próxima safra.

Branco também disse estar otimista com a demanda global pela oleaginosa. "O consumo mundial continua em crescimento. Isso vai ser bom para o Brasil".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.