CI

VPJ pecuária vende genética da raça Angus adaptada para os trópicos em leilão em Mococa (SP)

Evento ocorre no dia 6 de setembro



Valdomiro Poliselli Júnior abre as porteiras da Fazenda Cardinal, em Mococa (SP), para uma grande oferta de touros da raça Angus PO, no dia 6 de setembro, a partir das 14 horas. Em oferta, 60 touros jovens da raça Angus PO; todos com exame andrológico positivo, pelo liso e curto, além de alto índice para qualidade de carne, rendimento de carcaça, distribuição de gordura e marmoreio. Um dia antes, 5 de setembro, os interessados poderão conhecer os reprodutores que serão vendidos e também o sistema de criação e manejo do gado.

O pagamento será em 12 parcelas (2+2+10), sem comissão de comprador. Outras vantagens são a facilidade de frete e uma bonificação para pré-lance a partir do dia 20 de agosto, quando as filmagens estarão acessíveis no site da MF Rural. Este evento faz parte do programa de vendas de touros melhoradores da VPJ Pecuária, que são produzidos todos os anos e disponibilizados para o mercado de sêmen e cobertura a campo.

Os investidores também terão acesso aos reprodutores que compõem o grupo “Black Gold”, criado neste ano, que são os melhores da safra. “São os líderes na classificação pelas DEPs, nas provas de desempenho realizadas logo após a desmama e nas análises de ultrassonografia. Ou seja, os touros Black Gold despontam em índices de produção e qualidade nas três análises ou provas”, explica Valdomiro Poliselli Júnior, proprietário da VPJ Pecuária.

O gerente de pecuária da empresa, Adriano Oliveira, complementa: “Este grupo de touros superiores terão 50% de suas propriedades vendidas e serão direcionados às centrais de coleta de sêmen. Os produtores que desejem comprar um touro melhorador podem mandá-lo para uma empresa de coleta para terem acesso a um material genético de qualidade por um preço mais convidativo”.

As próprias centrais, certamente, estarão entre os potenciais investidores, tendo em vista os recorrentes recordes em vendas de sêmen da raça, especialmente em 2013, quando mais de 3,5 milhões de doses foram comercializadas. Serão oferecidas linhagens disputadíssimas, especialmente norte-americanas, com foco na rusticidade, peso e marmoreio. Dentre os lotes, por exemplo, serão ofertados irmãos paternos de VPJ Black Dotty 040D, que foi vice-campeão na CP CRV Lagoa, no ano passado, e em coleta nesta central. Na época, 50% de sua propriedade foi vendida por R$ 45.000,00.

Genética para os trópicos - Com um plantel de 300 matrizes, a VPJ Pecuária projeta quase 500 nascimentos em 2015, explorando “biotécnicas” reprodutivas como a FIV (Fertilização In Vitro) e a TE (Transferência de Embriões). Pensando sempre no consumidor moderno, que há tempos clama por uma carne bovina superior, a empresa tem feito investimentos constantes no melhoramento genético, importando animais vivos e embriões dos melhores criatórios americanos, canadenses e, recentemente, uruguaios. “Essa qualidade tão desejada pelos consumidores é facilmente obtida através do Angus, raça internacionalmente reconhecida como produtora da melhor carne do mundo”, afirma Valdomiro.

Há 24 anos, a propriedade desenvolve um trabalho sério, com foco na precocidade, rusticidade, rendimento de carcaça, cobertura de gordura e no marmoreio. Cem por cento do plantel é adaptado aos trópicos, tanto é que a própria localização da Fazenda Cardinal é uma prova disso.  “A propriedade está em uma região quente e com alto índice de umidade, condições propícias, por exemplo, para infestações de ectoparasitas. Mesmo assim, o rebanho é tocado em regime exclusivo de pasto (inclusive a recria dos touros), com suplementação de manutenção no período da seca”, explica o gerente da VPJ Pecuária.

Uma preocupação recorrente é em relação ao peso e qualidade do produto final. Além das DEPs  (Diferenças Esperadas na Progênie) fornecidas pelo programa de avaliação genética, a empresa trabalha com avaliação de carcaça por ultrassonografia, aliando índices de peso e circunferência escrotal às análises de AOL (Área de Olho de Lombo) e marmoreio.

Para comprovar os benefícios proporcionados pela raça, uma Stockyards Angus Beef será montada durante o evento, com degustação de hambúrgueres e cortes nobres da Linha Angus Prime, da VPJ Alimentos.

Leilão Touros Angus VPJ
Data: 6 de setembro, às 14 horas
Onde: Fazenda Cardinal, em Mococa (SP)
Transmissão: MF Rural (www.mfrural.com.br)                         
Oferta: 60 touros provados da raça Angus PO 
Informações: (19) 3665-3650 (19) 9-9822-5685 , com Adriano Oliveira.
E-mail: [email protected]
Site: www.vpjpecuaria.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.