CI

Wagner Rossi instala Câmara Setorial da Palma

MAPA estimula a recuperação de áreas degradadas para a produção da planta


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu, nesta quarta-feira (18), a primeira reunião de trabalho da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Palma. O encontro foi aberto pelo ministro Wagner Rossi, que lembrou a importância do setor para o novo momento da agricultura brasileira na busca da sustentabilidade aliada à produção. “A criação desta câmara mostra o comprometimento do governo com o fomento à cultura da palma que, além de gerar emprego e renda ao produtor da Região Amazônica, vai auxiliar na recuperação de áreas degradadas”, disse.

De acordo com o ministro, a câmara setorial vai traçar as políticas públicas para a área e defender projetos de aproveitamento da palma, promovendo mudança estrutural no mercado, hoje dominado por dois países: Indonésia e Malásia. Representantes do governo e setor privado participaram da reunião, encerrada às 12 horas.

Rossi lembrou que a criação da câmara faz parte das ações do Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil, uma iniciativa do governo federal que indica áreas aptas para o plantio na palma da Região Amazônica, fomenta o uso de tecnologia e concede linhas de crédito rural para incentivar a produção. “Entre os pontos fortes está oportunidade de obtenção de renda e desenvolvimento do pequeno produtor. É uma nova realidade para a agricultura brasileira”, comentou.

O ministro disse ainda que o Ministério da Agricultura, em parceria com outros órgãos do governo, vem estimulando a recuperação de áreas degradadas para a produção, como forma de preservar o meio ambiente. “Mesmo a palma sendo uma cultura de longo curso, isso será possível com o financiamento previsto, que tem carência e prazo adequados”, afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.