Webinar apresenta vantagens do cultivo do umbu e umbu-cajá
CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

Webinar apresenta vantagens do cultivo do umbu e umbu-cajá

O umbuzeiro e a umbu-cajazeira são duas fruteiras nativas da caatinga
Por:

Nesta terça-feira (17/11), a partir das 9h, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar, pelo YouTube da Embrapa, o webinar "Oportunidades de fruteiras para o Semiárido: umbu e umbu-cajá".

As palestras estão a cargo dos pesquisadores Nelson Fonseca (Aspectos gerais sobre a cultura do umbuzeiro) e Rogério Ritzinger (Aspectos gerais sobre a cultura do umbu-cajazeira). O debate será liderado pelo professor Pedro Dantas Fernandes (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG) e o moderador é o pesquisador Walter dos Santos Soares Filho (Embrapa).

O umbuzeiro e a umbu-cajazeira são duas fruteiras nativas da caatinga. Como espécies do gênero Spondias, têm crescimento lento, mas são tolerantes à seca e têm boa produtividade em locais sem irrigação. Principalmente por essa característica, têm bastante importância para o Semiárido brasileiro, que está presente no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e norte de Minas Gerais.

O negócio agrícola do umbu e do umbu-cajá envolve a colheita, o beneficiamento e a comercialização do fruto, tendo grande potencial de exploração agroindustrial. Os frutos são muito apreciados para o consumo como fruta fresca ou processada sob forma de polpas, sucos, doces, néctares, picolés e sorvetes. Recentemente, têm sido introduzidos na chamada gastronomia brasileira, que reúne sabores típicos regionais.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink