CI

Workshop de soja acontece nesta terça-feira (16) na Bahia

O fungo causador da ferrugem, Phakopsora pachyrhizi, ocasionou até hoje prejuízos de mais de US$ 13,4 bilhões no país


Será realizado nesta terça-feira (16) em Luís Eduardo Magalhães-BA o Workshop sobre ferrugem da soja e mofo branco, duas doenças que afetaram a produção do grão na Bahia. Pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, da Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e de outras instituições de pesquisa apresentarão aos produtores rurais técnicas para o controle das duas doenças.

“Em busca de soluções e produtividade” é o tema do workshop que contará com a participação de pesquisadores e de produtores da região que farão relatos sobre suas experiências com a produção da soja no oeste baiano.

José Tadashi Yorinori, um dos mais conceituados fitopatologistas do Brasil, consultor da Fundação MT, apresentará o histórico da principal doença da sojicultura: a ferrugem asiática. Segundo o pesquisador, o fungo causador da ferrugem, Phakopsora pachyrhizi, ocasionou até hoje prejuízos de mais de US$ 13,4 bilhões no país.

Fabiano Siqueri, da Fundação MT, apontará as principais recomendações técnicas para controlar a doença e impedir o alastramento do fungo que infestou na safra 2008/2009 várias lavouras de Bahia. O comportamento do fungo na Bahia será relatado pela pesquisadora da Fundação Bahia, Mônica Martins.

De acordo com pesquisadores, o manejo e controle da ferrugem da soja passa por uso correto de ferramentas agronômicas, tais como a química e a genética. Uma das ferramentas, conforme pesquisadores da Fundação MT, é a tecnologia Inox, com o uso das variedades TMG 801 e TMG 803, resistentes à ferrugem asiática. Estas novas cultivares serão apresentadas aos produtores da Bahia, por Siqueri e Dario Hiromoto (ambos da Fundação MT) durante o workshop da soja.

A incidência do mofo branco na Bahia será apresentado por Nailton Souza Almeida da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Tadashi também falará sobre esta doença. Ele mostrará o histórico da doença no país, os sintomas, as condições que favorecem a ocorrência do mofo branco e o controle da doença. Hercules Diniz Campos da Universidade de Rio Verde-GO também apresentará recomendações de controle da doença.

SERVIÇO:
O quê? Workshop: ferrugem da soja e mofo branco
Quando? Terça-feira, (16)
Onde? Quatro Estações Espaço & Eventos – R.: Juscelino Kubistchek, Qda.: 02, Nº 3706, bairro Chácaras Comerciais Leste, em Luís Eduardo Magalhães-BA
Horário: Das 8h00 às 18h00
As informações são da assessoria de imprensa da Fundação MT.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.