Workshop debate a produtividade da soja nos diferentes ambientes de produção

Agronegócio

Workshop debate a produtividade da soja nos diferentes ambientes de produção

Com o objetivo de debater os diferentes aspectos que envolvem essa temática, a Embrapa promoverá workshop sobre os desafios da soja
Por:
607 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Quais os principais desafios para aumentar a produtividade da soja no Brasil? A resposta é complexa e exige uma discussão ampla e aprofundada. Com o objetivo de debater os diferentes aspectos que envolvem essa temática, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoverá o workshop Desafios para o Aumento da Produtividade da Soja, no dia 25 de outubro, na Embrapa Soja, em Londrina (PR).

De acordo com o pesquisador César de Castro, da Embrapa Soja, durante o workshop pretende-se discutir aspectos relacionados, principalmente, ao manejo do solo e da cultura, efeito do clima, genética e ambiente de produção que possibilitam melhor expressão do potencial genético das cultivares. Essa discussão será conduzida por especialistas de diversas áreas do conhecimento, das principais regiões produtoras de soja do Brasil.

Hoje a soja é semeada em mais de 33 milhões de hectares, desde o sul do Rio Grande do Sul, até Roraima, no hemisfério norte. Existe, no entanto, a possibilidade da cultura se expandir para áreas onde tradicionalmente não se cultiva o grão, a exemplo dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia (região denominada de SEALBA), mais ao leste do Brasil, na região Nordeste. "Com uma dispersão tão grande da cultura, é normal que existam ambientes de produção mais aptos para a obtenção de elevadas produtividades, assim como, áreas ambientalmente mais frágeis, onde a cultura é mais fortemente influenciada pelas condições edafoclimáticas", avalia Castro.

Enquanto a média da produtividade brasileira da soja gira em torno de 3 mil kg/ha, há agricultores alcançando mais de 8 mil kg/ha. Entre os indicadores que explicam os recordes de produtividade estão os ambientes de produção, como altitude elevada, os solos de textura média, as cultivares de ciclo médio a tardio e os perfis de solo corrigido, por exemplo. Outro detalhe fundamental é a qualidade técnica do produtor rural. "Como os tetos de produtividade são dependentes, principalmente, do ambiente produtivo, queremos discutir alternativas para que cada ambiente possa produzir o melhor dentro de sua capacidade, ou seja, conseguir o máximo do potencial produtivo dentro da sua região", diz Castro.

O workshop é gratuito, mas as vagas são limitadas, por isso, os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo site do evento.
Confira a programação completa e faça sua inscrição: www.embrapa.br/soja/produtividade

Serviço

Workshop: Desafios para o Aumento da Produtividade da Soja
Data: 25 de outubro
Horário: 8h30 às 18h
Local: Embrapa Soja (Londrina-PR)

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink