CI

Workshop levanta demandas para o semiárido piauiense

Nos dias 8 e 9 de novembro foi realizado o "Workshop da Aliança para a Inovação Agropecuária no Semiárido Piauiense"


Nos dias 8 e 9 de novembro, no campus do Instituto Federal de Educação do Piauí (Ifpi) em Oeiras, foi realizado o "Workshop da Aliança para a Inovação Agropecuária no Semiárido Piauiense". O evento teve como objetivo a elaboração de minutas de projetos para inovação agropecuária no semiárido piauiense.

Como principais demandas levantadas durante o workshop estão a produção de uva, de caprinos da raça Canindé, o uso da tecnologia Mandala e as possibilidades da energia solar como fontes alternativas para pequenos produtores. Neste mesmo dia, foram divididos quatro grupos de trabalho para discutir e estruturar projetos nos temas ovinocaprinocultura, manejo de água e solo, fruticultura e recursos naturais.

No primeiro dia do evento, houve duas mesas redondas: "Uso de Tecnologias para convivência com o Semiárido" e "Soluções ou oportunidade para a região". As mesas redondas serviram para compartilhamento de experiências exitosas no semiárido por pequenos produtores rurais, empresários e entidades não-governamentais.

Em cada grupo, um representante da Embrapa e um do Ifpi facilitaram os trabalhos e havia a presença de produtores e entidades parceiras que contribuíram para as discussões sobre: quem era o alvo do projeto de inovação; qual problema técnico era necessário resolver; quais os canais de comunicação, disseminação e acesso da solução tecnológica; quais as atividades, recursos e parceiros-chave; quais as fontes de receita; quais os benefícios sociais e ambientais; e quais os riscos o projeto enfrentaria.

Ao fim do evento, após a avaliação pela plenária das minutas dos projetos propostos, o Ifpi e a Embrapa se comprometeram em socializar os resultados do workshop com os convidados ausentes e demais entidades da Aliança para a Inovação e reunir representantes técnicos para aperfeiçoamento das propostas de projeto temático sob contexto de um programa de produção integrada para a agricultura familiar no semiárido piauiense para submissão à análise de entidades fomentadoras.

A presença das chefias adjuntas e da coordenação técnica da Unidade de Execução de Pesquisas da Embrapa, em Parnaíba garantiram que a Embrapa está compromissada com o desenvolvimento agropecuário da região semiárida piauiense e que o evento pudesse ter encaminhamentos efetivos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.