CI

XV Congresso Brasileiro de Mandioca oferece minicursos para participantes

Minicursos do Congresso Brasileiro de Mandioca abordam inovações da cadeia produtiva


Nove minicursos serão oferecidos aos participantes do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, que vai acontecer de 21 a 25 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA). No site www.congressomandioca2013.com.br, constam todas as informações sobre a programação do evento, que é realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Fazendo jus ao tema principal do evento (Inovação e sustentabilidade), o CBM vai trazer minicursos que vão abordar inovações relacionadas à cadeia produtiva e que perpassam de sistemas de produção mais sustentáveis, práticas culturais e aproveitamento da raiz até gastronomia”, afirma Carlos Estevão Leite Cardoso, pesquisador da Embrapa e presidente da comissão organizadora do evento.

O minicurso “Empreendedorismo na cadeia da mandioca: o caso da CBPAK” será ministrado por Cláudio Rocha Bastos, fundador e presidente da empresa finalista da regional Sudeste do Prêmio Finep 2013 (categoria Inovação Sustentável). Presente no CBM também como expositora, a CBPAK produz copos biodegradáveis e compostáveis feitos de fécula de mandioca – um dos motivos da sua premiação.

A micropropagação e a multiplicação acelerada de mandioca, técnicas que disponibilizam maior quantidade de mudas em menos tempo, serão os assuntos apresentados por Antônio da Silva Souza, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e José Raimundo Ferreira Filho, agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) que atua na Embrapa.

Diversidade de temas

O custo de produção e a rentabilidade da mandioca serão tratados pelo pesquisador José da Silva Souza, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e por Lucílio Aparecido Alves, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea/ Esalq/USP).

Outros três minicursos são sobre “Adubação e manejo da poda na cultura da mandioca” (instrutor: Mário Takahashi, do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar), “Insetos e pragas da cultura da mandioca” (instrutores: Vanda Pietrowski, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, e Rudiney Ringenberg, da Embrapa Mandioca e Fruticultura) e “Controle do mato em mandioca” (instrutores: José Eduardo Borges de Carvalho, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Vladimir Antônio Peressin, do Instituto Agronômico de Campinas – IAC).

Na área de agregação de valor, haverá três minicursos: processamento mínimo em mandioca de mesa (Jaciene Lopes, analista da Embrapa), beiju colorido (pesquisador Joselito Motta) e pizzaoica – pizza à base de fécula de mandioca (Motta e o chef de cozinha Layr Marins). Já a alimentação animal é tema de minicurso que será ministrado por Harold Ospina Patiño, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Raízes e ramas e folhas podem ser oferecidas como alimento aos animais sob a forma de raspas, feno e silagem.

O CBM tem o patrocínio de Sebrae, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia  (Fapesb), Fundação Banco do Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), Banco do Nordeste, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Syngenta, Amidos Mundo Novo, Fibria, EBS e Tereos Syral. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.