Agronegócio

XV Congresso Brasileiro de Mandioca oferece minicursos para participantes

Minicursos do Congresso Brasileiro de Mandioca abordam inovações da cadeia produtiva
Por:
1141 acessos
Nove minicursos serão oferecidos aos participantes do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, que vai acontecer de 21 a 25 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA). No site www.congressomandioca2013.com.br, constam todas as informações sobre a programação do evento, que é realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
“Fazendo jus ao tema principal do evento (Inovação e sustentabilidade), o CBM vai trazer minicursos que vão abordar inovações relacionadas à cadeia produtiva e que perpassam de sistemas de produção mais sustentáveis, práticas culturais e aproveitamento da raiz até gastronomia”, afirma Carlos Estevão Leite Cardoso, pesquisador da Embrapa e presidente da comissão organizadora do evento.

O minicurso “Empreendedorismo na cadeia da mandioca: o caso da CBPAK” será ministrado por Cláudio Rocha Bastos, fundador e presidente da empresa finalista da regional Sudeste do Prêmio Finep 2013 (categoria Inovação Sustentável). Presente no CBM também como expositora, a CBPAK produz copos biodegradáveis e compostáveis feitos de fécula de mandioca – um dos motivos da sua premiação.


A micropropagação e a multiplicação acelerada de mandioca, técnicas que disponibilizam maior quantidade de mudas em menos tempo, serão os assuntos apresentados por Antônio da Silva Souza, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e José Raimundo Ferreira Filho, agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) que atua na Embrapa.

Diversidade de temas

O custo de produção e a rentabilidade da mandioca serão tratados pelo pesquisador José da Silva Souza, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e por Lucílio Aparecido Alves, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea/ Esalq/USP).

Outros três minicursos são sobre “Adubação e manejo da poda na cultura da mandioca” (instrutor: Mário Takahashi, do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar), “Insetos e pragas da cultura da mandioca” (instrutores: Vanda Pietrowski, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, e Rudiney Ringenberg, da Embrapa Mandioca e Fruticultura) e “Controle do mato em mandioca” (instrutores: José Eduardo Borges de Carvalho, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Vladimir Antônio Peressin, do Instituto Agronômico de Campinas – IAC).


Na área de agregação de valor, haverá três minicursos: processamento mínimo em mandioca de mesa (Jaciene Lopes, analista da Embrapa), beiju colorido (pesquisador Joselito Motta) e pizzaoica – pizza à base de fécula de mandioca (Motta e o chef de cozinha Layr Marins). Já a alimentação animal é tema de minicurso que será ministrado por Harold Ospina Patiño, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Raízes e ramas e folhas podem ser oferecidas como alimento aos animais sob a forma de raspas, feno e silagem.

O CBM tem o patrocínio de Sebrae, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia  (Fapesb), Fundação Banco do Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), Banco do Nordeste, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Syngenta, Amidos Mundo Novo, Fibria, EBS e Tereos Syral. 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink