CI

Yara vence licitação para fornecer solução de tratamento de esgoto à Sabesp

Dez cidades paulistas são contempladas com a aplicação do produto, já utilizado em mais de 2 mil cidades no mundo


A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, venceu licitação da Sabesp para fornecer, por um ano, o nutriente mineral e biológico Nutriox à rede de esgoto de dez cidades paulistas abastecidas pela companhia de saneamento. O produto, única solução preventiva do mercado brasileiro, é aplicado em estações de tratamento de águas residuais e atua na eliminação do gás sulfídrico (H2S), gás tóxico presente em esgotos, potencialmente inflamável, corrosivo e com alto teor de odor.

O contrato prevê a aplicação de duas mil toneladas de Nutriox, distribuídas nas cidades de Campos do Jordão, Cubatão, Mongaguá, São João da Boa Vista, Serra Negra, Divinolândia, Itatiba, Itupeva, São Manoel e Bananal. “A aplicação do Nutriox no sistema de esgoto da Sabesp tem impacto direto na qualidade de vida da população, ao eliminar o odor na região e evitar o risco de exposição do público ao sulfeto de hidrogênio”, diz Marcio Manzione, gerente Comercial responsável pela área de Tratamento de Efluentes da Yara Brasil.

Após o contrato com a Sabesp, a Yara está avançando em negociações com outras concessionárias de saneamento básico para o fornecimento de Nutriox em outros estados brasileiros. Além da utilização em estações de tratamento de esgotos, o produto também é largamente aplicado em indústrias de papel e celulose, óleo e gás, frigoríficos, petroquímica e bebidas.

Desenvolvido pela Yara no fim da década de 1980, Nutriox já é utilizado com sucesso em cidades como Paris, Nova York, Barcelona e Montreal. Na cidade espanhola, por exemplo, antes da aplicação do produto havia queixas de odor, corrosão e condições de trabalho inseguras, além de uma média de 300 partes por milhão em massa (unidade que mede os odores pluviais – os índices aceitáveis à saúde humana são, em média, de 0,1 ppm). Após a utilização do produto, os níveis reduziram-se a valores próximos a zero, praticamente eliminando o cheiro antes existente. Na capital francesa, a aplicação do Nutriox também teve papel fundamental no processo de despoluição do Rio Sena, revitalizando o rio e melhorando os índices de qualidade de vida da população parisiense.

Apoiada por um conhecimento centenário e pela liderança global em nitratos, a Yara possui um forte segmento industrial e é a maior provedora de soluções para controle de odor do mundo, respondendo por cerca de 80% das vendas de soluções de odor da Europa e dos Estados Unidos. “A Yara apoia agricultores e clientes industriais a incrementarem seus negócios ao mesmo tempo em que protegem os recursos naturais e o meio ambiente. Isso se comprova pela oferta de soluções para redução emissões industriais e de poluentes em veículos, além de políticas de eficiência no uso da água na agricultura e da redução da emissão de carbono”, destaca Gianni Canneti, diretor de Negócios do segmento Industrial da Yara Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.