CI

ZCAS garante chuvas em todas as regiões do país

Volumes podem superar os 80 mm no centro-oeste


Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (30/12) o tempo será dominado pelo padrão de chuvas associados à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), além da forte componente termodinâmica, isto é, o calor e umidade e a atuação da Alta da Bolívia favorecendo o levantamento de ar. As áreas onde as chuvas serão expressivas compreendem uma grande parte do território nacional desde a região norte, centro-oeste, sudeste até a metade norte da região sul. Algumas regiões poderão registrar fortes temporais e volumes significativos no decorrer do dia. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte

A presença do corredor de instabilidades provocados pela ZCAS, mantém as chuvas bem distribuídas em grande parte da região norte. Apesar disso, as chuvas serão mais irregulares sobre o AC e RO ao passo que na grande área do Baixo Amazonas e RR a tendência aponta para chuvas ainda mais irregulares. Entretanto, também há previsão para chuvas expressivas na região, em especial na parcela central do AM e sul do PA, superando a marca dos 50 mm localmente. Sobre o TO, as instabilidades ficam bem distribuídas e com uma maior cobertura de nuvens. 

Região Nordeste

As chuvas aliviam em grande parte do estado BA, entretanto ainda permanecem sobre o MA e no extremo oeste baiano. A massa de ar seco que vai dominar o tempo na região, atuará sobre o leste e norte da BA e partes do sul do PI, PE, AL e SE. Por outro lado, as instabilidades persistem sobre o norte do PI, CE, oeste da PB e pontualmente sobre o RN. Os maiores volumes se concentram sobre o norte do MA e norte do PI, superando os 40 mm pontualmente. 

Região Centro-Oeste

As instabilidades ganham intensidade sobre a região, em particular na metade norte do centro-oeste. Além da atuação da ZCAS, outros sistemas como a Alta da Bolívia e o grande fator termodinâmico, isto é, calor e umidade influenciam o tempo. Desta forma, as chuvas poderão ser intensas e com volumes significativos sobre a parcela central do MT, com volumes que poderão se aproximar dos 80 mm pontualmente. Sobre o GO, as chuvas se concentram no entorno do DF, com acumulados expressivos, superando os 50 mm pontualmente. No MS, há condições para chuvas em todas as áreas do estado, inclusive no sul, porém a distribuição segue irregular, com chances para pontuais acima dos 40 mm na grande região de Três Lagoas. 

Região Sudeste

A configuração da ZCAS mantém o tempo encoberto em grande parte dos estados, e com condições para chuvas volumosas sobre a faixa central da região. Essas chuvas, recebem tanto o suporte de umidade amazônica, quanto o favorecimento do levantamento do ar causado pela Alta da Bolívia, assim na parcela central e oeste de MG os volumes podem superar os 60 mm pontualmente. Além disso, as chuvas volumosas poderão retornar para o estado do RJ, com volumes superando a marca dos 30 mm. Sobre o estado de SP, apesar das condições serem favoráveis em praticamente todo o estado, as chuvas serão irregulares, com volumes variando entre 5 e 25 mm. Já no extremo norte de MG e norte do ES, as projeções indicam uma diminuição das instabilidades. 

Região Sul

A passagem de uma área de baixa pressão poderá resultar em pancadas de chuva em grande parte da região sul, em especial nas áreas mais ao norte. Desta forma, as instabilidades poderão surgir sobre o RS, devido ao forte calor que favorece o levantamento do ar, formando as nuvens carregadas. Contudo, essas chuvas serão pontuais e passageiras, sem gerar volumes expressivos no decorrer do dia. Por outro lado, no estado do PR, a tendência é de que os volumes sejam elevados, podendo superar a marca dos 30 mm pontualmente e serem acompanhados de fortes temporais. Assim como em alguns pontos de SC, entretanto as projeções mostram baixos valores de precipitação para o estado. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.