Zé Teixeira sugere tercerização do georreferenciamento

Agronegócio

Zé Teixeira sugere tercerização do georreferenciamento

De acordo com o deputado, a medida acabaria com a burocracia do órgão público que está prejudicando o setor produtivo
Por: -Janice
1353 acessos
Durante audiência pública desta quarta-feira (27-04), o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) sugeriu a  tercerização do serviço para dar andamento aos processos de georreferenciamento ou a contratação de mais funcionários para atuar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“A mudança nesse processo cabe somente à bancada federal. Espero que se sensibilize e proponha uma mudança significativa e eficaz, para agilizar os trabalhos do georreferenciamento e não atrapalhar a vida das pessoas que só querem produzir”, destacou Teixeira.

De acordo com o deputado, a medida acabaria com a burocracia do órgão público que está prejudicando o setor produtivo. “Sem o georreferenciamento, o produtor não consegue financiamento, fazer transações ou inventário de sua propriedade rural”, ressaltou.

Atualmente o georreferenciamento é elaborado por um técnico contratado pelo produtor rural, que faz todo o levantamento da propriedade, via satélite. Cabe ao Incra conferir o documento e adicioná-lo ao banco de dados. “O funcionário do Incra não vai pessoalmente conferir as informações, apenas relaciona os dados no sistema para controle do Governo Federal. Esse processo acaba sobrecarregando o órgão e 'embaraçando' o setor produtivo”, acrescentou.

O diretor da Famasul, Dácio Queiroz da Silva, disse que a entidade concorda com a proposta do Zé Teixeira, defende a tercerização do processo e que o órgão apenas faça a protocolização do georreferenciamento.

Indicação - Em abril do ano passado, Zé Teixeira pediu o auxílio da bancada federal, no sentido de estipular prazo para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), emitido pelo INCRA somente após liberação do processo de georreferenciamento.

As informações são da assessoria de imprensa do Deputado Zé Teixeira.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink