CI

Zé Teixeira sugere tercerização do georreferenciamento

De acordo com o deputado, a medida acabaria com a burocracia do órgão público que está prejudicando o setor produtivo


Durante audiência pública desta quarta-feira (27-04), o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) sugeriu a  tercerização do serviço para dar andamento aos processos de georreferenciamento ou a contratação de mais funcionários para atuar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“A mudança nesse processo cabe somente à bancada federal. Espero que se sensibilize e proponha uma mudança significativa e eficaz, para agilizar os trabalhos do georreferenciamento e não atrapalhar a vida das pessoas que só querem produzir”, destacou Teixeira.

De acordo com o deputado, a medida acabaria com a burocracia do órgão público que está prejudicando o setor produtivo. “Sem o georreferenciamento, o produtor não consegue financiamento, fazer transações ou inventário de sua propriedade rural”, ressaltou.

Atualmente o georreferenciamento é elaborado por um técnico contratado pelo produtor rural, que faz todo o levantamento da propriedade, via satélite. Cabe ao Incra conferir o documento e adicioná-lo ao banco de dados. “O funcionário do Incra não vai pessoalmente conferir as informações, apenas relaciona os dados no sistema para controle do Governo Federal. Esse processo acaba sobrecarregando o órgão e 'embaraçando' o setor produtivo”, acrescentou.

O diretor da Famasul, Dácio Queiroz da Silva, disse que a entidade concorda com a proposta do Zé Teixeira, defende a tercerização do processo e que o órgão apenas faça a protocolização do georreferenciamento.

Indicação - Em abril do ano passado, Zé Teixeira pediu o auxílio da bancada federal, no sentido de estipular prazo para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), emitido pelo INCRA somente após liberação do processo de georreferenciamento.

As informações são da assessoria de imprensa do Deputado Zé Teixeira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.