CI

Zoetis apresenta a versão 2.0 dos marcadores de DNA CLARIFIDE Nelore

Com a nova versão, os criadores podem tomar decisões mais precisas na seleção, acasalamento e descarte, aumentando a rentabilidade do rebanho


Dando continuidade à sua estratégia de trazer ao pecuarista informações antecipadas sobre o potencial genético do rebanho, a Zoetis apresenta ao mercado brasileiro a versão 2.0 dos marcadores de DNA CLARIFIDE Nelore, desenvolvidos especificamente para esta raça.


A nova versão proporciona predições genômicas para 22 características relacionadas à reprodução, desempenho, carcaça e avaliações morfológicas. Além disso, traz dois novos índices econômicos de seleção: maternal para seleção de fêmeas e terminal para machos. 
 
Dez novas características passam a ser avaliadas: peso a desmama, habilidade materna a desmama, período de gestação, altura, estrutura a desmama e ao sobreano, precocidade a desmama e ao sobreano, musculosidade a desmama e ao sobreano. Estas novas características juntam-se às 12 desenvolvidas na primeira versão, lançada em 2010.
 
“Os resultados da nova versão ajudam os criadores a tomar as melhores decisões de seleção, acasalamento e descarte, agregando valor aos animais”, afirma Priscila Barros Lorenzo, gerente de Serviços Técnicos de Genética Brasil da Zoetis, enfatizando que por meio das avaliações feitas pelo CLARIFIDE é possível identificar o potencial genético dos bovinos, aumentando a rentabilidade dos rebanhos Nelore.
 
O novo produto permite ao criador utilizar uma ferramenta de alta confiança para escolher seus touros de repasse, de inseminação artificial e os que serão comercializados. No caso das fêmeas, a versão 2.0 oferece uma solução genética de alta precisão para selecionar as doadoras e novilhas que entrarão em reprodução e as que serão vendidas.

 
Desenvolvido exclusivamente para o rebanho Nelore do Brasil, o produto foi lançado depois de novas pesquisas que envolveram dados do Rancho da Matinha, fazendas Colonial Agropecuária, Paquetá, Jandaia, NeloreCV, Camparino, animais do rebanho BRGN da Embrapa Arroz e Feijão, bem como os da Universidade Federal de Uberlândia, além de cerca de 800 touros.
 
Nesta atualização, os resultados são apresentados em MVP (Valor Molecular Predito), que é a somatória de todos os marcadores de DNA que influenciam na característica. Sua confiabilidade varia de acordo com a característica avaliada. Com base no procedimento de análise da plataforma Illumina LD, o produto apresenta um painel com mais de 12 mil marcadores, derivado de 50k, que explica com mais precisão a variação genética ocorrida nos animais.
 
“A Zoetis trabalha constantemente para desenvolver o que há de melhor no mercado, com produtos completos, confiáveis, de alta tecnologia, que proporcionem maior produtividade ao rebanho do pecuarista. Além disso, nossa equipe é treinada para atender nosso cliente com excelência, desde a venda até a entrega dos resultados”, conclui Priscila.
 
Os marcadores de DNA bovinos CLARIFIDE Nelore 2.0 já estão disponíveis no mercado brasileiro. O pecuarista interessado em adquirir o produto pode fazê-lo por meio de um representante Zoetis de sua região ou através do telefone 0800 011 1919.
 
Características analisadas pelos marcadores de DNA bovinos CLARIFIDE Nelore 2.0:
 
Idade ao Primeiro Parto (IPP)
Probabilidade de Parto Precoce (PPP)
Stayability (STAY - tempo que uma fêmea permanece no rebanho)
Produtividade Acumulada (PAC)
Peso aos 120 Dias de Idade (P120)
Peso aos 210 Dias de Idade (P210)
Peso aos 365 Dias de Idade (P365)
Peso aos 450 Dias de Idade (P450)
Habilidade Materna aos 120 Dias (HM120)
Habilidade Materna aos 210 Dias (HM210)
Circunferência Escrotal aos 365 Dias (CE365)
Circunferência Escrotal aos 450 Dias (CE450)
Área de Olho de Lombo (AOL)
Espessura de Gordura (GORD)
Período de gestação (PG)
Altura (AL)
Estrutura a desmama (ED)
Estrutura ao sobreano (ES)
Precocidade a desmama (PD)
Precocidade ao sobreano (PS)
Musculosidade a desmama (MD)
Musculosidade ao sobreano (MS)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.