CI

Zona Sul do RS bate recorde de produtividade orizícola

A região gaúcha alcançou a maior produtividade em mais de cem anos de cultivo


A produtividade da lavoura de arroz na Zona Sul do Rio Grande do Sul bateu recorde histórico em mais de cem anos de produção orizícola da região. Os rendimentos alcançaram 7,15 mil quilos por hectare nesta safra, um aumento de 17% em relação à safra passada. A adoção de tecnologias pelos produtores e o constante trabalho do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através do Projeto 10, são apontados como fundamentais para a rápida evolução da produtividade.

Conforme o agrônomo do Irga em Pelotas, Marcos Fernandes, a expectativa inicial era de 6,1 mil quilos por hectare. “Houve um trabalho efetivo dos técnicos do Irga, com pesquisa e extensão”, afirma. Fernandes explica que o clima ajudou com temperaturas amenas, sem frio intenso, mas alerta que na próxima safra o manejo de tecnologia terá que ser melhorado. “Os produtores não podem depender do clima para atingir bons resultados”, ressalva.

Para o pesquisador Valmir Menezes, o resultado expressa a adoção de tecnologias pela a maioria dos produtores gaúchos. “A cada safra a produtividade vem aumentando”, afirma. Na Zona Sul, cerca de 80% das lavouras foram plantadas antecipadamente. “Os produtores seguiram as recomendações do Projeto 10, que abrange uma série passos, como época de semeadura e adubação”, diz Menezes.

Em Pelotas, a produtividade chegou a 7,360 mil quilos por hectare, enquanto Santa Vitória do Palmar e Arroio Grande fecharam em 7 mil quilos. O município de Jaguarão alcançou 7,1 mil quilos por hectare. Já Rio Grande obteve o maior rendimento da Zona Sul, com 7,750 mil quilos por hectare. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.