CI

Zona Sul do RS deve plantar mais de 99 mil ha de milho

A intenção de plantio nos 21 municípios de abrangência da Emater Regional é de 99.950 hectares, a mesma do ano passado


A Zona Sul do Rio Grande do Sul deve manter a mesma área de plantio de milho, nesta safra. A intenção de plantio nos 21 municípios de abrangência da Emater Regional é de 99.950 hectares, a mesma do ano passado, segundo o agrônomo Marco Moro. O plantio se estende até o mês de dezembro. A maior área está localizada no município de Canguçu, que deve plantar de 25 a 30 mil hectares. A área ainda não é definitiva, segundo o agrônomo, pela demora na liberação dos custeios pelo Banco do Brasil.

A cultura, juntamente com o feijão, foi considerada de alto risco na região e a liberação dos custeios, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aguardam definição pela diretoria do BB em Brasília. De acordo com a assessoria de comunicação do banco em Porto Alegre, uma nova instrução sobre os custeios para o milho e feijão deve ser divulgada ainda esta semana.

O cultivo do milho na Zona Sul está diretamente ligado à produção leiteira, pois o grão é plantado nas pequenas propriedades e se constitui em um dos principais alimentos para o gado. As condições climáticas favoráveis e ainda, a duplicação do abate de frangos pela Cooperativa Sul Rio Grandense de Laticínios (Cosulati), anunciado na última quinta-feira, o que deve demandar o dobro de matéria-prima para rações (de 1,5 mil para três mil sacas por dia) pode estimular o plantio, no entanto a tendência é de manutenção da área, diz Moro.

De acordo com o gerente da fábrica de rações da Cosulati, Dilmar Zannatta, tradicionalmente há falta de matéria-prima na região e de 65% a 70% do milho consumido na fábrica vem de outras regiões do Estado. “A falta de recurso para o plantio pode atrapalhar ainda mais e um dinheiro que poderia ser investido no produtor daqui é mandado para fora da região”.

O primeiro levantamento sobre a intenção de plantio no Estado para a safra 2007/2008, divulgado na última semana pela Emater/RS, indica aumento de área de 3,95%, em relação à safra passada. O Estado deve cultivar nesta safra 1.419.406 hectares com milho. No ano passado, foram 1.365.507 hectares.

A Emater projeta produtividade inicial de 3.757 quilos por hectare como média estadual e produção total de 5,333 milhões de toneladas. Isto representa redução de 11% em relação ao ano passado (5,991 milhões de toneladas). A Emater deve reavaliar novamente a área em dezembro, quando o plantio deve estar encerrado na maioria das regiões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.