CI

Zoneamento agrícola orienta o plantio de milho

Estudo apresenta as condições climáticas mais favoráveis para a cultura em 16 estados e no DF


Publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 6 de julho, o estudo apresenta as condições climáticas mais favoráveis para a cultura em 16 estados e no DF


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou estudo de risco climático para o plantio do milho em 16 estados e no Distrito Federal (DF), nesta quarta-feira, 6 de julho, no Diário Oficial da União (DOU). Também foram publicadas as orientações para a cultura do caju no Ceará.


Os fatores mais importantes para a produção do milho são a disponibilidade de água, o controle da radiação solar e a eficiência no desenvolvimento dos grãos. Em cultivos não irrigados, o produtor deve observar a distribuição das chuvas na região na época de semeadura.

Os solos mais arenosos, pouco profundos ou com baixo teor de matéria orgânica, geralmente apresentam menor capacidade de fornecimento de água para as plantas. A fase mais crítica para a cultura, em relação ao déficit hídrico, é a de enchimento de grãos. A quantidade de chuva ideal para a cultura do milho é de 500 mm durante o ciclo.


Caju

As condições ótimas para o cultivo de caju são temperaturas entre 22ºC e 32ºC, com muita luminosidade, chuvas acima de 1.200mm/ano, com 3 a 4 meses de estiagem, no máximo, e altitudes inferiores a 600 metros.

O zoneamento agrícola apresenta os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo em cada estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.