CI

Zoneamento da soja estabelece novo período de plantio em Goiás

Faeg encaminhou pedido de mudança no calendário ao MAPA


Em portaria publicada no Diário Oficial da União, no último dia 15 de julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou o novo zoneamento agrícola para a soja. Agora o prazo para o plantio do grão, em Goiás, tem início dia 1º de outubro e finaliza em 31 de dezembro - assim como havia solicitado a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). De acordo com o engenheiro agrônomo e assessor técnico da Federação para a área de grãos, Leonardo Machado, no ano passado a Faeg enviou ofício ao MAPA explicando que o calendário estabelecido pelo zoneamento vigente na época não atendia a realidade produtiva do Estado.

No ciclo passado, o período de plantio indicado pelo zoneamento tinha início somente na segunda quinzena de outubro. "No estado, os produtores começam a plantar soja logo após o final do vazio sanitário, no início do mês de outubro. A mudança no calendário precisava ser feita", diz Machado. O novo período beneficia, sobretudo, os produtores que tem lavouras seguradas, pois plantios feitos fora da época recomendada pelo zoneamento ficavam fora da cobertura do seguro. O zoneamento agrícola da soja indica as áreas aptas ao cultivo e os períodos de plantio com menores riscos climáticos. No caso da soja o zoneamento não recomenda o plantio em áreas com solo com profundidades inferiores a 50 centímetros ou muito pedregosos, além do veto ao plantio em áreas de preservação estabelecidas pela legislação florestal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.