Tecnologias agrícolas ganham destaque em evento internacional
A organização do evento é feita pela Italian Trade Agency (ICE)

De 9 a 12 de outubro, a cidade italiana de Bari receberá a Agrilevante, Exposição de Tecnologias Agrícolas do Mediterrâneo, que mais uma vez confirma seu caráter internacional. Mais de 4.000 visitantes e compradores de mais de 60 países são esperados, com delegações oficiais de 35 nações.
A organização do evento é feita pela Italian Trade Agency (ICE), em parceria com a associação de fabricantes FederUnacoma, que coordenam a chegada de delegados da África, Ásia e Europa, totalizando até agora 120 representantes oficiais. Entre os participantes estão países mediterrâneos como Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia, além de nações do hinterlândia mediterrâneo, como Bulgária, Sérvia, Hungria, Ucrânia, Arábia Saudita e Cazaquistão.
O evento também terá a presença de operadores dos principais países-alvo do Plano Mattei, como Mauritânia, Senegal, Gana, Quênia, Angola e Tanzânia, que priorizam agricultura e tecnologias agrícolas. Nos pavilhões, os visitantes poderão conferir mais de 5.000 modelos de máquinas e sistemas voltados para cadeias de cereais, vinho, azeite, frutas e hortaliças, pecuária e bioenergia.
Nos dias 9 e 10 de outubro, estão previstas reuniões B2B entre fabricantes e compradores internacionais, em uma área especial do parque de exposições. O atendimento inclui serviços de interpretação e suporte personalizado em seguros, finanças e contratos, oferecidos por bancos, corretoras e escritórios de advocacia parceiros da FederUnacoma. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 1.200 reuniões de trabalho, número equivalente à edição de 2023.
Ainda na agenda internacional, ministros e representantes de Senegal, Congo Brazzaville, Líbano, Jordânia e Azerbaijão devem participar, reforçando a cooperação bilateral com o governo italiano no setor agrícola. O Ministro da Agricultura de Gana, Eric Opoku, já confirmou presença, assim como especialistas do Banco Asiático de Desenvolvimento e representantes de Cazaquistão e Turquia, no “Study Tour for Agribusiness Sector in Italy”.