CI

AC: Governo incentiva plantio de milho em áreas abertas no estado

Ao todo, serão entregues duas toneladas de sementes de milho híbrido


De acordo com o calendário agrícola, a partir das primeiras chuvas de setembro, o solo está propício para ser germinado. Com o intuito de impulsionar a ocupação produtiva de áreas abertas, que correspondem a 13% do território acreano, o governo do Estado tem estimulado a cadeia produtiva do milho.

A Secretaria de Estado Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) tem distribuído as sementes do grão para agricultores familiares de Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira, Bujari, Rio Branco e Capixaba.

No último fim de semana, os produtores da Vila Manoel Marques, localizada na Transacreana, foram contemplados. Ao todo, serão entregues duas toneladas de sementes de milho híbrido, com uma capacidade germinativa de 85%, na capital, beneficiando diretamente 200 famílias de produtores.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, destacou a importância de incentivar o desenvolvimento na área rural da cidade. “Temos uma parceria consolidada com o governo do Estado para beneficiar os produtores, que precisam apenas de um estimulo para produzir”, disse.

Compreendendo a necessidade de investimentos em tecnologia agrícola, para extinguir o uso de fogo em áreas produtivas, a Seaprof realizou anteriormente a mecanização das propriedades contempladas com o grão.

Sobre a gestão atual, Fátima Maciel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, comentou: “Temos um governo que pensa na gente, no trabalhador rural, quando constrói políticas públicas”.

Paulo Braña, diretor de produção da Seaprof, observou que a região da Transacreana possui a tradição da agricultura familiar, e o milho é, geralmente, a primeira cultura a se cultivar numa área, podendo ser plantando em consórcio com outras.

Desenvolvimento sustentável

Com 87% de floresta nativa preservada, o Acre tem apostado na ocupação produtiva das áreas abertas para gerar mais renda aos agricultores e impulsionar o desenvolvimento sustentável. O milho é uma das culturas apropriadas para a atividade de regeneração da terra.

“Pelo sétimo ano da gestão do governador Tião Viana, realizamos a entrega de sementes de milho para os produtores, como forma de incentivar a produção. Isso reforça o compromisso e a responsabilidade do governo com o desenvolvimento sustentável, crescimento produtivo e socioeconômico da nossa região”, salientou o deputado estadual Lourival Marques.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.