CI

Onda de frio intenso se aproxima do Brasil

A última semana do mês de maio promete ser gelada em muitas áreas do país


Foto: Arquivo

Uma nova frente fria se aproxima do Brasil e deve trazer grandes volumes de chuva para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste além do Amazonas, Acre e Rondônia. No Rio Grande do Sul, que vive uma estiagem desde janeiro, os volumes podem ultrapassar os 300 milímetros, conforme mostra a reportagem.

A chuva deve ficar pelo menos até o próximo sábado (23). Depois disso o que deve chegar é a 2ª onda de frio de maio. A massa de ar polar promete derrubar as temperaturas na região Sul, no Sudeste e no centro-oeste do Brasil e também é esperada uma nova friagem em áreas do Norte do Brasil. O resfriamento dessa massa de ar polar deve começar a sentido sobre o Brasil no próximo fim de semana, 23 e 24 de Maio. A última semana do mês de maio promete ser gelada em muitas áreas do país, conforme o Climatempo.

“Essa massa de ar frio vai passar por dentro do continente peando Rio Grande do Sul e Santa Catarina e passando por São Paulo e Mato Grosso do Sul, até o sul de Rondônia. Até segunda-feira várias regiões vão sentir e o frio é mais intenso nas madrugadas”, explica a meteorologista Aline Ângelo. As mínimas médias devem ficar na casa dos 10 graus.

Conforme noticiamos em outra reportagem que a Embrapa alerta para o risco de geada no Mato Grosso do Sul. A probabilidade de ocorrer ao menos uma geada em junho nos municípios do sul do estado é de 96%. No Paraná está em operação, desde o começo do mês, o Alerta Geada para a cafeicultura. Os pesquisadores observam as condições climáticas e emitem um pré-alerta com 48 horas de antecedência. Caso as condições para formação de geadas persistam, um novo aviso, de ratificação, é expedido em até 24 horas antes da previsão de ocorrência do evento.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.