CI

Permitido trânsito de animais no Bloco I

Circulação está permitida no Bloco I (RS, PR, AC, RO e regiões do Amazonas e Mato Grosso)


Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou nesta quarta-feira (03) o trânsito de bovinos e bubalinos entre o Rio Grande do Sul e os estados do Paraná e do Bloco I, que inclui o Acre, Rondônia e regiões do Amazonas e do Mato Grosso. A medida deve minimizar os impactos das restrições impostas em dezembro do ano passado e abril deste ano, sem prejuízo das garantias sanitárias que fundamentam o pleito brasileiro.

No ofício nº 121/2020, o Ministério considera que estes estados e regiões estão em fase de transição, cumprindo os requisitos necessários para o pleito de zonas livres de febre aftosa sem vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, com regramentos e controles sanitários consonantes.

“A liberação do trânsito para estes estados é uma demanda da secretaria encaminhada ao Ministério da Agricultura. Uma excelente notícia, já que aproximadamente 50% do gado em pé é comercializado para o Paraná", afirma Covatti Filho, secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Este ofício anula as Instruções Normativas SDA nº 37, de 27 de dezembro de 2019, e nº 23, de 29 de abril de 2020, que proibiam o ingresso e a incorporação de animais vacinados entre o Rio Grande do Sul e estes estados.

Os estados de Santa Catarina e Paraná já são considerados livres de aftosa sem vacinação. O Rio Grande do Sul está buscando este status. Em agosto, uma auditoria do Mapa deve avaliar a condição sanitária do estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.