CI

Bate-papo on-line aborda botânica e etnobotânica no Acre

O evento acontece na próxima segunda-feira, 28, às 21h (horário de Brasília), no canal da Embrapa no Youtube


Foto: Pixabay

Discutir e apresentar as últimas novidades de estudos e pesquisas em botânica, etnobotânica e agrobiodiversidade no Acre são o objetivo da live promovida pela Embrapa Acre e a Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento, ao vivo, acontece na próxima segunda-feira, 28, às 21h (horário de Brasília), no canal da Embrapa no Youtube.

Segundo Amauri Siviero, pesquisador da Embrapa Acre,  a ideia é debater os conceitos de etnobotânica, o estado da arte em botânica com destaque para as coletas, recursos humanos, publicações e a riqueza em agrobiodiversidade no Acre, incluindo as Plantas Alimentícias Não Convencionais, as famosas Panc.

Além de Siviero, estarão presentes Almecina Balbino e Marcos Silveira, docentes da Ufac, Édson Furtado e Lin Chau Ming, docentes da Unesp,  e Moacir Haverroth, pesquisador da Embrapa Acre.

O evento faz parte das ações do projeto ‘Conhecimento Compartilhado para Gestão Territorial Local na Amazônia – TERRAMZ’, componente do Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente. 

Lançamento de publicação

Durante a live, será lançada a versão impressa do livro “Etnobotânica e Botânica Econômica do Acre”, fruto da parceria entre entre a Editora da Ufac (Edufac) e a Embrapa Acre.

Destinado a pesquisadores, técnicos e administradores de projetos que trabalham com povos tradicionais e gestão ambiental, a obra pretende fomentar debates técnicos e subsidiar políticas públicas regionais com foco na valorização do conhecimento tradicional e desenvolvimento local.

Além disso, enfatiza três macrotemas: cotidiano das pessoas que vivem do extrativismo vegetal e sua relação com as espécies vegetais; importância do uso e comercialização das plantas pela população rural e urbana; conservação e manejo de espécies extrativas e agroflorestais.

A obra contém trabalhos realizados por pesquisadores ligados à Embrapa, ao Parque Zoobotânico da Ufac e a outras instituições.

Serviço

Live “Botânica, Etnobotânica e Agrobiodiversidade no Acre”

Data: 28/09/2020 – segunda-feira

Horário: 19 horas (Acre) | 21 horas (Brasília)

Onde: Canal do Youtube da Embrapa - https://youtu.be/D2W9bgYNYFY

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.