CI

Evento retrata produção científica da Embrapa no Acre

O evento aconteceu no Centro de Treinamentos da Embrapa, em Rio Branco, nos dias 18 e 19 de setembro


Com a temática "pesquisa e inovação para a agropecuária no Acre”, o I Seminário da Embrapa Acre de Iniciação Científica e Pós-Graduação contou com cerca de cinquenta participantes entre bolsistas, analistas, pesquisadores e estudantes de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Florestal. O evento aconteceu no Centro de Treinamentos da Embrapa, em Rio Branco, nos dias 18 e 19 de setembro.

O objetivo do Seminário foi proporcionar a apresentação de trabalhos desenvolvidos por bolsistas de graduação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic) e no Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), estudantes de pós-graduação que participam de pesquisas realizadas na Unidade ou em instituições parceiras. Pesquisadores e analistas da Embrapa Acre também puderam mostrar resultados de estudos.

De acordo com a pesquisadora e presidente do Comitê Local de Iniciação Científica da Embrapa Acre, Virgínia de Souza Alvares, o evento buscou criar um espaço para a divulgação, a promoção, o acompanhamento e a discussão dos trabalhos dos bolsistas. “É uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento acadêmico e uma etapa importante da formação de novos pesquisadores”, comenta.

O evento contou com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio da empresa In Vitro e da Universidade Federal do Acre (Ufac). Todos os resumos expandidos aceitos farão parte de uma publicação da série Embrapa.

A nova safra de pesquisadores

Durante os dois dias do Seminário, 22 trabalhos foram divulgados, sendo dez na categoria de apresentação oral e doze na sessão de pôster. Todos os estudos contemplaram resultados em andamento nas diversas áreas de pesquisas da Embrapa Acre: fruticultura, produção animal, floresta e solos.

Maria Júlia da Silva Rodrigues é doutoranda no programa de Produção Vegetal da Ufac e teve seu trabalho “Qualidade de fruto de limeira ácida ‘Tahiti’ sobre diferentes porta-enxertos em Capixaba, Acre” premiado como melhor pôster. O estudo teve início em 2010, quando ela era graduanda de Engenharia Agronômica e bolsista Pibic na Embrapa. 

“A participação dos alunos de graduação e pós-graduação na Embrapa é fundamental. Até pouco tempo, a estrutura da Ufac era muito limitada para se realizar uma pesquisa de mestrado e doutorado. A parceria possibilita propicia a realização de trabalhos mais requintados, com avaliações em longo prazo, além de conviver e ter orientações dos pesquisadores”, afirma a estudante.

Um dos trabalhos apresentados no Seminário foi sobre o uso da casca de castanha-do-brasil como adubo para o açaí solteiro. “A castanha é uma cultura de importância social na região amazônica. Como a casca é um resíduo agroindustrial descartado, o estudo que desenvolvemos demonstrou o potencial de ser utilizado como substrato na produção de mudas”, explica Alaf Jonas de Sousa Silva, aluno de graduação em Engenharia Agronômica da Ufac e bolsista Pibic da Embrapa Acre. 

O trabalho foi classificado em segundo lugar na categoria de apresentação oral. “O prêmio fortalece nosso currículo e incentiva a continuar fazendo pesquisas. O evento também proporcionou conhecer os estudos realizados na Unidade e estabelecer contatos com os pesquisadores palestrantes”, diz o bolsista.   

Atualmente, dez estudantes de graduação são orientados por pesquisadores da Embrapa Acre por meio de programas federais de iniciação científica - Pibic e Pibiti. O principal objetivo é contribuir na formação de habilidades, despertar a vocação para atuar em pesquisas e incentivar o ingresso na pós-graduação. 

Trabalhos Premiados

Apresentação Oral

1º Lugar: “Avaliação de linhagens de amendoim forrageiro nas condições edafoclimáticas do Acre”
Autores: Gabriel Wolter Lima, Giselle Mariano Lessa de Assis

2º Lugar: “Doses de adubo de liberação lenta, em substrato a base de casca de castanha-do-brasil, no crescimento inicial de mudas de açaizeiro solteiro”
Autores: Alaf Jonas de Sousa Silva, Aureny Maria Pereira Lunz, Cleyton Silva de Araújo, Romeu de Carvalho Andrade Neto, Rayane Silva dos Santos

3º Lugar: “Fontes e doses de nitrogênio no crescimento inicial de mudas de açaizeiro solteiro”
Autores: Rayane Silva dos Santos, Romeu de Carvalho Andrade Neto, Aureny Maia Pereira Lunz, Cleyton Silva de Araújo, João Paulo Maia Guilherme, Alaf Jonas de Souza Silva

Sessão de Pôster

1º Lugar: "Qualidade de fruto de limeira ácida ‘Tahiti’ sobre diferentes porta-enxertos em Capixaba, Acre"
Autores: Maria Júlia da Silva Rodrigues, Romeu de Carvalho Andrade Neto, Lauro Saraiva Lessa, Sebastião Elviro de Araújo Neto, Eduardo Augusto Girardi, Walter dos Santos Soares Filho

2° Lugar: "Armazenamento de óleo de bacaba"
Autores: Joicyanne Dutra da Silva Pereira, Virgínia de Souza Álvares, Joana Maria Leite de Souza, Vlayrton Tomé Maciel

3° Lugar: "Produção de mudas de abacaxizeiro em substrato vegetal colonizado com Trichoderma spp."
Autores: Sônia Regina Nogueira; Conceição Paula Bandeira Rufino, Keila Kris da Costa, Paulo Eduardo França de Macedo, Polinar Bandeira Rufino, Paulino Bandeira Rufino

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.