CI

Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Acre eleva qualidade da cafeicultura no Estado

“Hoje, eu posso dizer que o mais importante na cafeicultura que realizamos aqui é a assistência técnica."


Foto: Pixabay

“Hoje, eu posso dizer que o mais importante na cafeicultura que realizamos aqui é a assistência técnica. Porque produzir por produzir, o produtor consegue, claro, mas ele não consegue fazer uma análise de solo, identificar doenças que podem surgir no plantio, mudar algumas práticas na propriedade... Com esse apoio, o produtor rural reverte e muda tudo no tempo certo para ter um resultado de qualidade.”

O relato do produtor rural Gersi de Souza, presidente da Associação Apruracan, no município de Acrelândia, destaca como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC) transforma a realidade dos produtores acreanos.  

Em visita realizada na última quarta-feira (07), a equipe do SENAR pode ouvir diretamente dos produtores da associação, localizada no km 03 do Ramal Campo Novo (Acrelândia), como a ATeG vem modificando não apenas a qualidade da cafeicultura da comunidade, mas na melhora da qualidade de vida decorrente de uma produção qualitativa.

Completando um ano de atendimento nesta cadeia produtiva, a ATeG ligada diretamente à cafeicultura beneficia 25 produtores rurais no município, com planejamento de expansão para atender novas turmas ainda no mês de agosto deste ano. A colheita, iniciada no mês de abril, começa a ser finalizada em julho, para dar início novamente ao novo ciclo de cultivo.

“Quando nós iniciamos o primeiro projeto de assistência técnica através do SENAR, que beneficiava apenas a cadeia produtiva do leite, nosso maior sonho era expandir o atendimento para várias cadeias produtivas do Estado, e é justamente o que vem acontecendo nos últimos três anos. Atualmente, o SENAR – AC beneficia mais de 300 propriedades rurais nas cadeias de fruticultura, cafeicultura, mandiocultura, pecuária de corte, e piscicultura. A previsão é de que mais de 500 produtores estejam sendo beneficiados ainda em 2021 pela oferta, inteiramente gratuita durante sua realização”, destacou Stefanye Torres, coordenadora da ATeG do SENAR – AC.

“TUDO MUDOU”

Atualmente com 62 famílias cadastradas, a Associação Apruracan diferencia o desenvolvimento da comunidade entre antes e depois da ATeG. “Antes a gente não tinha uma visão melhor das coisas por falta de orientação técnica, e com a chegada dessa assistência tudo mudou completamente aqui. O resultado é um aumento de produção de 30%, com uma qualidade de café melhor do que a colhida ano passado”, afirmou Gersi.   


“A partir do momento que você tem uma assistência técnica, você consegue entender outras coisas que afetam sua produção, como a adubação correta. De lá pra cá, tive um aumento de, pelo menos, 15% na produção na minha propriedade. Algo que é muito necessário no negócio da agricultura é a assistência técnica”, explicou Luan da Silva de Souza, associado da Apruracan e beneficiado pela ATeG Cafeicultura do SENAR – AC.                                

“O que eu posso dizer é que, até então, antes de ter ATeG, a gente trabalhou meio que de qualquer maneira. Depois, percebemos que é mais viável trabalhar aplicando uma boa técnica, porque nos dá um retorno melhor. Neste ano eu já consegui ver uma melhoria incrível. É uma evolução lenta, mas você percebe o resultado a longo prazo. Se o projeto puder continuar por mais tempo, vai ser uma bênção pra toda a comunidade. No total, creio que já evoluímos em quantidade (uns 30%) e diminuímos o custo de manutenção na lavoura, tudo isso sem perder a qualidade. Abraçamos o projeto de verdade porque sabemos que só usar os braços não resolve nada. Temos que usar a tecnologia pra evoluir junto e não desgastar nosso físico completamente”, disse Sebastião Aparecido de Oliveira, também associado da Apruracan e produtor atendido pela ATeG do SENAR – AC.

“O QUE REALMENTE FUNCIONA”

Para que o trabalho desenvolvido nas comunidades rurais possa ter êxito, além da disposição dos produtores rurais, também é extremamente necessária a participação de um técnico de campo qualificado, que vai avaliar individualmente cada propriedade para trazer as melhores opções e técnicas que auxiliarão no crescimento quantitativo e qualitativo, além de despertar no produtor rural o olhar gerencial para a propriedade assistida.

Na cafeicultura, os 25 produtores atendidos contam com o apoio de Thays Lemos Uchoa, engenheira agrônoma que atua como técnica de campo do SENAR – AC. De acordo com a técnica, muitos produtores estavam desassistidos – no sentido de nunca terem tido um técnico que fosse às propriedades rurais com disposição para dar continuidade ao trabalho de assistência.

“Havia uma carência até em práticas culturais básicas, como desbrota, poda e trato simples. A partir do início do nosso projeto, muitos já perceberam a importância de fazer, pois veem que realmente funciona. A assistência técnica já é vista hoje como uma oportunidade por eles, e desejada por muitos outros”, avaliou.

Além do crescimento dos produtores rurais, Thays diz que se sente engrandecida pela experiência – tanto profissional quanto pessoalmente: “A gente aprende coisas novas todos os dias. Quando se vem pro trabalho de campo, a gente une a teoria com a prática, e integramos conhecimentos. Ajudamos uns aos outros a melhorar enquanto pessoas e profissionais. Havia um sentimento de muito receio quando chegamos aqui, acho que por outras ações não terem tido continuidade ou empenho de outros profissionais. Hoje a história é outra: todos, principalmente os pequenos produtores, são muito agradecidos, pois dificilmente teriam acesso ao serviço prestado pelo SENAR gratuitamente.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.