CI

Painel discute bioeconomia e uso múltiplo da seringueira

Bioeconomia e uso múltiplo da seringueira é o tema de live no youtube nesta quinta 18 dejunho, a partir das 16h


Foto: Síglia Souza

Bioeconomia e uso múltiplo da seringueira é o tema de live no youtube nesta quinta 18 dejunho, a partir das 16h (hora de Brasília). O painel terá transmissão ao vivo  pelo canal da Embrapa no Youtube (youtube.com/embrapa). O painel faz parte da série "Amazônia em Foco",  que traz eventos online abordando temas relacionados à pesquisa agropecuária e atuação da Embrapa na região.

Nessa edição, os participantes vão discutir sobre vários aspectos da atividade da Heveicultura na região amazônica e como o cultivo da seringueira se insere no contexto da bioeconomia. “Em minha participação espero colaborar com informações gerais sobre o Mercado Internacional e Nacional de Borracha Natural destacando os potenciais e desafios para o reposicionamento estratégico da produção de borracha brasileira”, afirma o Diretor Executivo da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Apabor), Diogo Esperante, que participa do painel. Também participa o  Diretor Superintendente da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre)  Manoel Oliveira, que traz as experiências da cooperativa na busca da diversificação da renda de produtores na Amazônia.

Participam também os pesquisadores  Rivadalve Gonçalves (Embrapa Acre) e  Everton Cordeiro (Embrapa Amazônia Ocidental) que vão expor sobre resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa na Amazônia que viabilizam o cultivo de seringueira na região e alternativas para produzir em áreas de ocorrência das principais doenças que afetam a seringueira. Serão abordadas informações sobre cultivares e técnicas de manejo que permitem aumento de produtividade para acima de 1,5 toneladas por hectare, que chega a ser de quatro vezes mais do que é alcançado quando comparado com o extrativismo.  Além de produzir borracha de alta qualidade, a adoção dessas tecnologias também permite maior longevidade aos plantios de seringais. Com isso, seringueiros podem permanecer produzindo na mesma área pelo menos durante 25 a 30 anos.

O evento on line é direcionado principalmente a agricultores, técnicos de extensão rural e demais profissionais que atuam no setor agrícola, assim como pesquisadores, professores e estudantes interessados na heveicultura. Não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados podem se conectar no canal youtube.com/embrapa no horário da live  (de 16h às 17h30 horário de Brasília). O público poderá fazer comentários e enviar perguntas por meio do chat durante a transmissão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.