CI

Machos castrados se destacam na etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Rio Branco

As informações são da ACNB e da Anacre


Foto: Eliza Maliszewski

A quinta etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020, realizada na unidade do Friboi em Rio Branco (AC), avaliou 383 animais de diferentes pecuaristas do estado, todos terminados em pastagens, com ou sem suplementação. As informações são da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação do Nelore Acreano (Anacre).

Na avaliação dos machos, 56,3% apresentaram até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), 78,4% dos pesaram mais de 18 arrobas de peso (média de 19 arrobas) e 56% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana.

O pecuarista Leonardo Avelar Macedo, da Colônia Santa Luzia (Brasiléia), apresentou um lote de machos castrados e conquistou a Medalha de Ouro - Melhor Lote de Carcaças de Machos. “Sempre criei animais no semi confinamento e esse sistema me oferece retorno muito bom. Esse troféu é um incentivo a mais para continuar investindo na minha propriedade”, diz Macedo.

Também com lotes de machos castrados, a Medalha de Prata ficou com Rogério Justino Alves Reis, da Fazenda Primavera (Brasiléia), enquanto o bronze foi para Manoel Augusto Rodrigues Cruz, da Fazenda Santa Emília (Rio Branco).

Na avaliação das fêmeas, 77,5% dos animais apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes (em torno de 2 anos de idade), com 65% registrando mais de 13 arrobas de peso e 90% com cobertura de gordura mediana.

Na etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Rio Branco, o Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, conquistando a Medalha de Ouro, foi apresentado por Carlos Alberto Freitas, da Fazenda São Carlos II (Bujari).

Os vencedores da Medalha de Ouro desta etapa receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Medalhas de Prata e de bronze receberão 300 e 200 quilos respectivamente. O Friboi presenteará os vencedores da etapa com uma caixa de cupim.

“Apesar dos problemas com a seca em nossa região, fiquei impressionado com a qualidade dos animais apresentados nesta etapa. Isso é muito importante para os frigoríficos, pois os consumidores cada vez mais buscam alimentos de excelência e o investimento feito pelos pecuaristas é direcionado a essa finalidade”, destaca Alcides Rocha, responsável pela compra de gado na unidade do Friboi em Rio Branco.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.