CI

AC: Produtor rural triplica plantação de milho

Colheita do milho da área de Juscelino Bessa deve ocorrer entre janeiro e fevereiro do próximo ano


Ramal Santa Luzia, Bujari, interior do Acre. Este é o endereço do agricultor Juscelino Cavalcante Bessa que, neste ano, triplicou sua plantação de milho, chegando a 100 hectares, com auxílio da mecanização ofertada gratuitamente pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Ontem, 30, João Taumaturgo Neto, secretário de Produção, esteve na propriedade de Juscelino Bessa para uma visita técnica, acompanhado por servidores da Seaprof.

O produtor rural relatou que na safra passada sua plantação ainda foi tímida, alcançou apenas 28 hectares com a colheita total de duas mil sacas de milho. “Dessa vez a expectativa é colher 80 sacas por hectare plantado e chegar a pelo menos oito mil sacos do grão”, declarou Juscelino Bessa.

Taumaturgo Neto expressou sua surpresa ao ver o plantio de milho na propriedade feito sem a utilização de adubo. “Isso mostra que quando o produtor quer, a Seaprof apoia. Pra quem produziu em quase 30 hectares agora chegar a 100, é mais uma prova que o governo do Estado valoriza a agricultura familiar”, afirma o secretário.

Juscelino contou que sua primeira plantação, em meados de 2010, foi feita toda manualmente. “Era muito trabalhoso. Não podíamos avançar muito. Depois que tive a parceria da Seaprof com a mecanização, à situação é outra, melhorou demais. A secretaria também auxilia no escoamento da produção. A Seaprof sempre está junto da gente, ajudando”, enfatizou o agricultor.

A colheita do milho da área de Juscelino Bessa deve ocorrer entre janeiro e fevereiro do próximo ano. “Para realizar esse trabalho, foram empregadas oito pessoas no período de plantio e cerca de 20 devem atuar na época da colheita, como ocorreu na safra passada. Isso significa que, além de alavancar a economia rural do Estado, a agricultura familiar também gera empregos na zona rural”, destacou Taumaturgo Neto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.