CI

Ovinocaprinocultura obtém bons resultados da Assistência Técnica do Senar no AgroNordeste

Adriano José Sabino faz parte do grupo de 30 ovinocaprinocultores assistidos pelo programa do Senar


Foto: Divulgação

Há doze meses recebendo assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Ceará - SENAR-AR/CE, por meio do Programa AgroNordeste, são visíveis os resultados alcançados pelos produtores do município de Cedro. Um bom exemplo disso são os resultados obtidos pelo produtor Adriano José Sabino, que faz parte do grupo de 30 ovinocaprinocultores assistidos. 

Conforme dados catalogados pelo técnico de campo Joaquim José  Ferreira Filho, uma das ações realizadas foi a escrituração zootécnica, objetivando selecionar matrizes produtivas, por meio do descarte orientado dos animais  improdutivos, o que resultou no aumento significativo da produção, atingindo a média de 8 meses de intervalos entre partos, o que chegará a três partos a cada 2 anos. 

Outra ação importante foi o manejo de  pastagem e implantação de novas áreas com os capins Curumim e Capiaçu. De apenas uma área que já existia, foram divididas em  8 piquetes, proporcionando o rodizio da pastagem e facilitando assim, o controle de verminose e consequentemente diminuindo 80% das despesas com medicamentos.

Outro ponto relevante para a produção, foi a aquisição de um reprodutor P.O. (puro de Origem), proporcionando o melhoramento genético dos animais, buscando a precocidade e maior peso ao abate.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.