CI

Mais 500 toneladas de milho serão entregues a pequenos criadores do estado

Serão entregues aproximadamente 500 toneladas do produto neste lote contratado


Foto: Eliza Maliszewski

Nesta semana, a Unidade Armazenadora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Rio Branco começou a receber as primeiras cargas de milho destinadas ao abastecimento do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Serão entregues aproximadamente 500 toneladas do produto neste lote contratado para ser removido dos estoques públicos em Sapezal/MT para o Acre.

Com a conclusão das operações, cerca de 1,3 mil pequenos criadores cadastrados em 13 municípios do estado deverão ser beneficiados. São eles: Acrelândia, Bujari, Brasileia, Capixaba, Feijó, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

O ProVB é executado na Unidade Armazenadora de Rio Branco, localizada nas mesmas instalações da Sede da Superintendência Regional da Conab, e destinado a criadores e agroindústrias de pequeno porte, para que tenham acesso aos estoques oficiais do governo por meio de vendas diretas e a preços compatíveis com os do mercado atacadista local. No estado, cada criador pode comprar até 10 toneladas por mês. Os beneficiados são pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos, ovinos, entre outros.

A saca de 60kg está sendo comercializada a R$ 43,20 no estado. Para participar do programa é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). A seguir, o criador pode ir à Unidade Armazenadora da Conab, levando copia do RG e CPF, além de comprovante da identificação, endereço e qualificação de suas atividades e escala de produção/consumo.

A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe pertinente. No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O pagamento é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.