CI
Nome do Evento
I Workshop sobre a cadeia produtiva da Linhaça
8 a 12 de Março de 2021

I Workshop sobre a cadeia produtiva da Linhaça

Descrição do evento

A linhaça (Linum usitatissimum L.) vem sendo o alimento de origem vegetal mais rico em ácidos graxos do tipo ω-3, com quantidades elevadas de fibras, proteínas e compostos fenólicos. Atualmente, o estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro de linhaça. A maior parte da produção de linhaça é destinada às indústrias de óleo, além de ser de uso alimentar humano e animal, medicinal, cosmético ou como fibra, principalmente em indústrias têxteis. Entretanto a linhaça não é uma cultura agrícola com cultivo significativo, quando comparado com outras culturas como soja, milho e arroz.

No Brasil, as sementes utilizadas para o cultivo da linhaça são oriundas de populações que não passaram pelo crivo do melhoramento genético, apresentando variabilidade entre plantas para características como duração do ciclo, altura e arquitetura de planta e produtividade de grãos. Tais características, quando variáveis dentro da lavoura, podem resultar na dificuldade do produtor em obter rentabilidade com a cultura, já que é comum nas lavouras a maturação desuniforme e a baixa produtividade média. Assim a proposta do novo grupo de pesquisa “Cadeia Produtiva da Linhaça” propor o primeiro encontro para discutir e tratar sobre cadeia produtiva da linhaça, reunindo especialistas em diversas áreas da ciência com relações ao cultivo e uso dos produtos da linhaça.

Os objetivos do WORKSHOP são:

a) Compreender e estimular o desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Linhaça no Brasil;

b) Discutir os benefícios dos compostos bioativos presentes na linhaça;

c) Levar informações técnico-científicas para alunos de ensino profissionalizante, acadêmicos de graduação e pós-graduação nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas;

d) Gerar um E-Book abordando o cultivo da linhaça e os benefícios dos compostos bioativos sobre a saúde humana e animal.

O evento será online, entre 08 e 12 de março de 2021, ofertado gratuitamente aos interessados e será transmitido pelo Canal do Youtube do Centro de Ciências Rurais da UFSM.

Informações gerais

08/03/2021
19:00:00 á 20:30:00
RS - Santa Maria

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.