CI

Alagoas abre oficialmente safra de grãos 2018

Sexta-feira (11) marcou a abertura oficial da safra de grãos de 2018 em Alagoas


A sexta-feira (11) marcou a abertura oficial da safra de grãos de 2018 em Alagoas. A ocasião foi celebrada com um grande dia de campo na Fazenda São José, em Anadia, no Agreste do estado. O evento contou com a presença de autoridades das três esferas de governo, além de produtores, fornecedores de máquinas e insumos, pesquisadores e assistentes rurais. 

O governador Renan Filho prestigiou o evento, e afirmou que a produção de milho em Alagoas, este ano, deve atingir 100 mil toneladas. Ele destacou que o estado caminha na direção da autossuficiência na produção de grãos, sobretudo de milho.

"Alagoas consome cerca de 500 mil toneladas de milho por ano e só produzia apenas 25 mil toneladas. Agora vamos chegar perto de 100 mil toneladas e temos que caminhar para nos tornarmos autossuficientes", propôs Renan Filho.

Os avanços na produção de grãos em Alagoas são resultado direto das parcerias entre governo, setor produtivo e a pesquisa agropecuária. Criada pelo Governo do Estado e com participação de pesquisadores da Embrapa, a Comissão de Grãos vem articulando o setor agrícola nos últimos anos para fomentar a produção e buscar alternativas aos ciclos de crise da secular monocultura da cana.

Desde 2013, o pesquisador Sérgio Procopio, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) vem avaliando diversas cultivares de soja na região denominada SEALBA, recorte territorial agrícola que compreende Sergipe, Alagoas e Bahia. Os ensaios de campo têm apontado grande potencial da região para grãos, e a soja vem despontando como excelente alternativa para diversificação de culturas.
  
A produção de grãos em Alagoas tem comercialização garantida. Só o Grupo Coringa, por exemplo, importa quase 84 mil toneladas de milho por ano, por falta de produção local suficiente. Já a Bacia Leiteira consome, aproximadamente, 55 mil toneladas de milho e quase 30 mil de soja. 
 
Programa 

O Programa de Incentivo à Produção de Grãos em Alagoas traz duas novidades para esta safra. A primeira é que será feita a safrinha, ou seja, quando ocorrer a colheita de soja, inicia-se o plantio de feijão, favorecendo duas culturas no mesmo ano. A segunda é que a safra conta com grãos tecnificados, que elevam a produtividade.

O secretário da Agricultura, Antônio Santiago, garantiu que este será o ano da virada para o setor agrícola alagoano. "Estamos com o desdobramento de um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos três anos com o incentivo através do grande programa de diversificação de grãos", lembrou Santiago.

Para marcar oficialmente o início da safra, o grupo Santana, que arrendou uma grande área no município, onde irá produzir milho, milheto, soja, sorgo e outras culturas, preparou diversas máquinas plantadeiras de alta tecnologia, que fizeram a semeadura de milho na área.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Alexandre Nizio, participou do evento, e destacou a importância de parcerias e esforço conjunto para alavancar o desenvolvimento rural da região do SEALBA.

“Vale destacar o papel do Governo de Alagoas e da Comissão de Grãos, que tem construído uma política pública sólida e eficaz de incremento e incentivo à produção no estado. É um privilégio para a Embrapa ter representação neste grupo de trabalho tão importante”, ressaltou Nizio.

O gestor da Embrapa destacou também o papel fundamental dos produtores. “Eles são grandes parceiros nas pesquisas, e com sua coragem para enfrentar os desafios e disposição para abraçar a produção de milho, soja e outras culturas, estão de fato mudando e diversificando a paisagem e o ambiente rural de Alagoas, gerando riqueza e prosperidade e dinamizando a economia do estado”, declarou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.