CI

Produção de tomate alcança fruto de até 400g

Com quase 430 gramas, os tomates produzidos por agricultores familiares valem por dois


Foto: Divulgação

Agricultores familiares de Viçosa, localizado há cerca de 85 km de Maceió (AL), conseguiram alcançar uma produção de alto nível de tomate. O desempenho da lavoura vem sendo testado há três anos e mostra como resultado frutos de quase 430 gramas, equivalente ao peso de dois tomates. 

A produtividade também é animadora. Em 70 dias foi possível colher 450 caixas a cada mil pés, desempenho semelhante dos grandes fornecedores do Nordeste. No total, o faturamento da última lavoura bateu os R$ 65 mil. 

A produção é desenvolvida no modelo de plantio rasteiro, com uso de semente de melhoramento genético, a Igor 5040, com mudas sendo desenvolvidas em Arapiraca (AL). O projeto é tocado pelo engenheiro agrônomo Humberto Cavalcante, que diz que o segredo da lavoura bem-sucedida agrega um conjunto de fatores entre um bom solo, clima e nutrição. 

"A lavoura passou por uma competição de variedades e o sistema de cultura priorizou a irrigação por gotejamento e a  adubação fracionada. Isso funciona porque  quanto mais parcelar a nutrição, a resposta desse cultivar é bem melhor.  A amplitude térmica, o solo sem impedimento e o manejo de pragas e doenças também contribuem diretamente para o potencial desse tomate",  ressaltou Humberto.

De acordo com a engenheira agrônoma que prestou consultoria no processo de produção , Cassia Araújo,  cada pé de tomate fornece cerca de 90 unidades a cada safra. "Essa variedade faz um camaleão muito alto, com acamamento bom e que não encosta no solo, deixando o fruto limpo. No final, temos um produto bem aceito, que aguenta  caixa, onde vai dá de excelente durabilidade para que o comerciante não tenha prejuízo",  informou.

Com a produção firme e a vocação da região para a cultura, o produtor vai solicitar apoio técnico da prefeitura de Viçosa para abertura de uma central de produção e formação de banco de  dados da atividade. "A gente quer ir além e passar a incrementar o trabalho da agricultura familiar local. Essa é uma cultura provada, que está pronta para ser multiplicada", anuncia Cavalcante.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.