CI

Embrapa inicia produção de podcasting sobre alimentos e territórios

Embrapa Alimentos e Territórios lança essa semana mais um canal de comunicação com seus públicos-alvo.


Foto: Pixabay

A Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL) lança essa semana mais um canal de comunicação com seus públicos-alvo. Trata-se do podcast Terra & Alimento, um informativo sonoro que será difundido por meio de diversas plataformas na internet. Nesse primeiro número, o bate-papo é com o agrônomo João Flavio Veloso Silva, chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios.

Ele fala sobre um projeto da Embrapa em parceria com o  SEBRAE-AL, cuja finalidade é produzir um censo alimentar, que está sendo chamado pelos idealizadores de “Mapa de Oportunidades e de Apoio à Valorização de Produtos Agroalimentares”.

A ideia, fundamentalmente, é inventariar, catalogar e organizar, sob a perspectiva territorial, informações qualificadas sobre produtos agroalimentares diferenciados produzidos nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. 

Veloso explica para os ouvintes como foi que a Embrapa Alimentos e Territórios chegou à conceituações para definir aquilo que está sendo chamado de “Produtos Agroalimentares Diferenciados” (PAD’s).

Ele adianta  as perspectivas do quê a sua equipe deverá encontrar nas comunidades tradicionais em Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Quais as peculiaridades de cada um desses estados, mesmo sendo vizinhos geograficamente e partilhando, basicamente, de uma mesma paisagem cultural e gastronômica.

João Flávio comenta também sobre o que será necessário para fomentar e melhorar as conexões entre os consumidores e os produtores de PAD’s nesse três estados nordestinos. 

Outra questão abordada foi como a originalidade, as especificidades e as especializações regionais podem fazer o diferencial dos PAD’s regionais e como se pode transformar essas vantagens em mais renda, mais emprego e sustentabilidade nesse tipo de agronegócio.

Ele discute ainda as relações entre essa produção diferenciada e a identidade cultural dos territórios aonde ela ocorre. Explica também porque a certificação desses produtos é tão importante, especialmente naquilo que tange os selos distintivos de qualidade e de origem em produtos agroalimentares.

Veloso informa que o projeto prevê georreferenciamento e desenvolvimento de aplicativos para facilitar acesso dos públicos consumidores e a importância da biodiversidade neste contexto.

O podcast discutiu a relação entre o consumo desses alimentos tradicionais e a saúde das pessoas que os consomem e a preocupação com a questão nutritiva. A conversa tratou também sobre a importância da valorização do trabalho artesanal, do fomento ao trabalho coletivo comunitário, do preço justo, da economia solidária e da erradicação do trabalho infantil.

O projeto está assentado sob o reconhecimento de práticas sustentáveis, da agroecologia e do cuidado com os recursos naturais das comunidades.

Para ouvir Terra & Alimento, clique aqui

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.