CI

Klécio Santos apoia produção de tomate em Viçosa/AL

O evento levou  um grupo de pequenos produtores para  conhecer a área de produção e experimento de tomate


Foto: Eliza Maliszewski

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos,  que é natural do município de Viçosa,  prestou seu apoio aos agricultores da região da Zona da Mata durante o Dia de Campo sobre produção de Tomate realizado pelo prefeito João Victor Calheiros e Secretaria Municipal de Agricultura, na quinta-feira, 4.

O evento, que contou com a  participação do secretário Estadual da Agricultura, João Lessa,  levou  um grupo de pequenos produtores para  conhecer a área de produção e experimento de tomate desenvolvida após três anos sendo testado pelo produtor Humberto Cavalcante. "O diferencial da lavoura está no uso da técnica de nutrição fracionada e  da utilização de sementes de melhoramento genético. Esse tomateiro vem fornecendo  frutos  com peso médio de 500 gramas e   produção, por safra de 65mil toneladas. Um tomate que está sendo bem aceito pelo mercado, que aguente caixa por um bom tempo", explicou.

A aptidão da região, que possui  clima favorável e solo fértil para a cultura,  foi reconhecida pelo presidente da Pindorama. "A gestão de João Victor começa dando um grande passo, com a sensibilidade de reconhecer uma cultura viável para o município.  Essa é uma atividade simples, mas que com o apoio  em artifícios científicos possui potencial para tornar Viçosa um município produtor. Só nessa produção temos a média de produtividade do Nordeste", observou Santos. 

Apesar de não ter tradição no município, o tomate é uma das apostas  da gestão do prefeito João Victor Calheiros para ampliar a produção agrícola e o desenvolvimento econômico. "A Viçosa tem o potencial produtivo para diferentes culturas por ter um clima estável e ameno durante a noite. Nosso trabalho é fortalecer esse pequeno produtor,  dando condição e  assistência para  manutenção do emprego e renda. Já recebemos a  demanda deles de implantar uma central de produção de banco de dados, com total condições de desenvolvermos", pontuou o prefeito. 

Além do Dia de Campo para conhecer o funcionamento da lavoura  do tomate,  os produtores participaram de uma palestras com a equipe da Koppert Biological Systems  e  receberam alevinos da Seagri/AL.  O secretário João Lessa, reforçou o compromisso do Estado a fornecer  assistência técnica. "Um projeto regrado pelo estudo e a pesquisa, com planejamento e execução. Uma ideia muito boa que será aproveitada para que a agricultura diversifique sua atuação. Nos colocamos à disposição para a assistência técnica", informou  Lessa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.