CI

Safra será recompensada pelos bons preços e exportação, segundo Asplana

A moagem da cana-de-açúcar da safra 20/21 já foi encerrada para duas das dezesseis usinas que operam em Alagoas


Foto: Marcel Oliveira

A moagem da cana-de-açúcar da safra 20/21 já foi encerrada para duas das dezesseis usinas que operam em Alagoas, a Utinga e a Santa Maria. A expectativa, segundo o presidente da Associação dos Plantadores dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), Edgar Filho,  é que o ciclo seja encerrado em tom de recuperação com a moagem fechada em  17 milhões de toneladas até meados de abril.  

De acordo com o presidente da Asplana, a safra conta com melhor política de preço  do açúcar VHP, que é considerado ponto forte da produção sucroenergética do Estado. "Devemos repetir a mesma marca do ciclo passado mantendo o perfil de recuperação. Apesar disso, temos como aliado o preço que é melhor nesse cenário de acordo com o câmbio e a alta do dólar, favorecendo a exportação. Isso fará com que essa safra seja recompensada", avaliou Edgar. 

Na avaliação do líder dos plantadores, o  setor deve encerrar o ciclo pensando na próxima temporada.  A explicação para isso está na melhoria dos índices pluviométricos  vistos no mês de janeiro. "As chuvas estão melhores no período de verão,  o que não tivemos no verão passado; a safra não desenvolveu tanto também por conta disso. Com o verão atual mais chuvoso, a expectativa é que a próxima safra seja bem melhor", apostou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.