CI

Expoagro Alagoas fatura R$15 milhões e quebra recorde

O evento contou com um rebanho geral de  2 mil  animais


Foto: Pixabay

A Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL)  quebrou recorde de faturamento,  atingindo  R$ 15 milhões com as vendas de mais de 1,2 mil animais entre  bovinos, equinos e ovinos. O montante, segundo a Associação dos Criadores  de Alagoas (ACA),  representa o  crescimento de 41% em volume de negócios realizados em 2019. O evento, que foi encerrado no domingo, 1º de novembro, contou com um rebanho geral de  2 mil  animais , 120 estandes e vendeu seus produtos à criadores de 18 estados da federação. 
 
Consolidada com um dos principais centros de negócios da raça do Nordeste, a Expoagro/AL  realizou seus leilões em formato virtual e foi uma das primeiras  feiras agropecuárias a promover atividades técnicas como julgamentos e exposição das raças após a pandemia. O calendário de remates reuniu os leilões: Mega Touros, Varrela Reprodutores, Nelore Barros Correia, Nelore Santa Catarina, Nelore Positivo, Maceió Horse's Show, Nacional Ovinos Santa Inês e Mais Leite. 
 
De acordo com o presidente da ACA, Domicio Silva, a edição de  70 anos atendeu as expectativas do mercado digital do agronegócio. "O evento se superou, cresceu e se reinventou, trazendos os leilões padrão de qualidade genética e variabilidade. O balanço é bem positivo, com todos os remates superando todas as médias do ano passado, batendo recorde de movimentação, com vendas para todo o Nordeste e alguns deles vendendo para o sudeste  e centro-oeste.  A edição no  impressionou e surpreendeu, mostrou que nem tudo ficou perdido e ainda dá para aproveitar esse final de ano",  enfatizou o presidente da ACA.
 
Em exposição no Parque da Pecuária a Associação dos Criadores contabilizou  400 ovinos, 170 equinos, 500 bovinos e 70 pequenos animais. Os julgamentos  apresentarem os melhores ovinos deste ano durante a Expo Brasil - Nacional do Santa Inês, além dos bovinos nelore, gir leiteiro, girolando e os equinos mangalarga. Segundo o presidente da Agreste Leilões, cerca de 300 criadores marcaram presença entre as atividades virtuais e presenciais.
 
"Foi um ano muito forte, de crescimento e salto qualitativo de genética. Tivemos o Brasil inteiro conectado ao evento e isso  mostra que os criadores de Alagoas estão no caminho certo. A Expoagro é evento que só faz fortalecer o setor, que vem demonstrando  pujança do agro e provando ao mundo que o Brasil é um produtor promisso de proteína e grãos. Sem dúvida, essa é a exposição mais completa e a maior dos últimos anos, tanto em número de animais quanto em qualidade técnica. Essa pode ser a abertura para um novo momento. O criador alagoano sai na frente pois se mostrou  versátil e preparado",  afirmou Rodrigo Loureiro. 
 
Os tradicionais shows ficaram de fora da edição, mas as famílias puderam curtir as atrações seguindo as regras do protocolo sanitário do evento que exigiu o uso obrigatório de máscara, distanciamento, aferiação de temperatura, além  da higienização com álcool em gel. O evento sofreu uma limitação em suas atividades e registrou um público de 20 mil pessoas. 
 
"Uma Exposição  diferente, dificil de ser realizada, cumprindo todos esses protocolos,mas que nos surpreendeu na participação do público.  As pessoas respeitaram e não tivemos problema nenhum", comemorou Domicio Silva. A Expoagro/AL contou com apoio da Organização Arnon de Mello (OAM) e os parceiros Sebrae Alagoas, Governo de Alagoas, Secretaria de Estado da Agricultura, Senar/AL e Faeal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.