CI

Sead participa das comemorações do Dia da Consciência Negra

O Selo é associado ao Selo de Identificação da Agricultura familiar (Sipaf)


Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro - data da morte do Zumbi dos Palmares, último líder do maior quilombo do período colonial -  a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) realizará a entrega do primeiro Selo Quilombos do Brasil para o Estado de Alagoas.     

Albertina Nunes da Silva, é agricultora familiar que receberá o primeiro selo alagoano. Quilombola da Comunidade de Muquém, na cidade de União dos Palmares, a agricultura produz além dos diversos tipos de artesanato de barro que estão distribuídos entre bijuterias, estátuas, potes, caqueiras e panelas, também feijão de corda, feijão de arranca, milho, batata doce e macaxeira.

De acordo com a consultora responsável pela área, Simone Barreto, o Selo Quilombola garante maior visualização das práticas produtivas desse público, contribuindo para a promoção dos empreendimentos identificados. “Além deles serem agricultores familiares, a produção quilombola tem seus diferenciais, tem outros mecanismos de produção”.

Na oportunidade, a Sead fará ainda uma oficina onde as políticas públicas da secretaria serão apresentadas para os agricultores familiares em geral e os povos e comunidades tradicionais.

 

Selo

O Selo Quilombos do Brasil foi criado no âmbito do Programa Brasil Quilombola (PBQ) e tem o objetivo de atribuir identidade cultural aos produtos com esta procedência. Para requisitá-lo, o solicitante necessita atender aos requisitos do Selo Quilombolas e com isso levar a sociedade um produto que traz sustentabilidade, agrega valores étnicos e culturais, além de ser feito com matérias primas locais.  O Selo é associado ao Selo de Identificação da Agricultura familiar (Sipaf), dessa forma ao receber a permissão de uso do Selo Quilombos do Brasil recebe também do Sipaf, podendo utilizar os dois concomitantemente.

 

Serviço:

Data: 20/11

Local: União dos Palmares – Quilombo Serra da Barriga

Manhã: Entrega do Selo Quilombos do Brasil

Tarde: Oficina sobre o SIPAF e selos associados, Projeto Slow Food e Programa Nacional de Sementes e Mudas da Agricultura Familiar

Público: Agricultores Familiares Quilombolas

 

Data: 21/11

Local: Arapiraca

Manhã: Oficina sobre o SIPAF e selos associados, Projeto Slow Food e Programa Nacional de Sementes e Mudas da Agricultura Familiar

Público: Agricultores Familiares, técnicos e extensionistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.