CI

Embrapa mostra viabilidade da soja em Dores nesta quinta

Evento acontece da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Nossa Senhora das Dores, Sergipé


A Embrapa Tabuleiros Costeiros organiza nesta quinta-feira (11/10) visita técnica com objetivo de demonstrar a viabilidade do plantio de soja na região do Sealba que compreende Sergipe, Alagoas e norte da Bahia. O evento acontece, a partir das 8h, no Campo Experimental Jorge Sobral, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Nossa Senhora das Dores, Sergipé.

Os pesquisadores Edson Patto e Sérgio Procópio pretendem mostrar os experimentos conduzidos no Médio Sertão Sergipano ressaltando a diferença de resultados para a cultura da soja com e sem plantio de braquiária consorciada ao milho em rotação de cultura no ano anterior. Ele mostrarão também os benefícios do plantio direto associado ao sistema em relação ao modo convencional.

Nas dez parcelas experimentais plantadas com soja foi possível notar a notável diferença de tamanho das plantas e das vagens, bem como enchimento e peso médio de grãos – quesitos cruciais para os resultados de produção e ganho dos produtores. 

No solo, os pesquisadores comprovaram como a braquiária foi capaz, nos últimos anos de experimentos, de conservar a umidade num ano mais seco e evitar compactação do solo e encharcamentos quando as chuvas caem com maior intensidade. 

Essa qualidade da gramínea, a braquiária, é fundamental para o maior sucesso no plantio de grãos nessa região, onde a irregularidade das chuvas é uma característica presente.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.