CI

Senar aborda importância da aprendizagem rural para o jovem

Senar Alagoas realizou uma live no instagram @sistemafaeal sobre a importância da aprendizagem rural para o jovem


Foto: Pixabay

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – realizou uma live no instagram @sistemafaeal sobre a importância da aprendizagem rural para o jovem. A live aconteceu na última terça, 9, foi mediada pela coordenadora do Departamento Técnico do Senar AL, Graziela Freitas, e contou com a participação do auditor fiscal do Trabalho em Alagoas, Leandro Carvalho, da assistente social e instrutora do Programa Jovem Agricultor Aprendiz – JAA –, Rita Gouvea, e de ex-alunos da instituição.

O auditor Leandro Carvalho abordou a importância das medidas provisórias 927 e 936 para a manutenção dos contratos dos aprendizes durante a pandemia da covid-19. Destacou as medidas especiais para que as empresas possam manter o vínculo com os jovens, a exemplo da antecipação de férias e da suspensão do contrato de trabalho, a princípio, por 60 dias.

“No caso das empresas que têm faturamento abaixo de R$ 4,8 bilhões, o empresário sequer fará desembolsos da folha de pagamento. Essa folha será paga pela União, por intermédio desse benefício especial. É um mecanismo muito interessante para manter os vínculos ainda registrados e eu não estou falando apenas de aprendizagem. Isso vale para qualquer tipo de relação e emprego”, destaca o auditor fiscal do Trabalho.

Já a instrutora do Senar Alagoas, Rita Gouvea, ressaltou a importância do Programa Jovem Agricultor Aprendiz para a formação profissional e cidadã. Segundo ela, trabalhar as competências em suas três dimensões – conhecimentos, habilidades e atitudes – não só forma, como contribui para manter o jovem no campo, com qualidade de vida.

“É o saber, saber fazer e querer fazer. Módulos como os de comunicação, gestão empreendedora, cidadania e matemática são superimportantes para que os jovens tenham as competências profissionais exigidas no mercado de trabalho e a gente também observa o crescimento pessoal deles, o que é muito gratificante”, diz a assistente social.

Depoimentos

A live contou com depoimentos de dois egressos do Programa Jovem Agricultor Aprendiz do Senar em Alagoas. Jailson Alves foi aluno do curso de Administração Rural, na Usina Seresta, em 2017. Cerca de oito meses após a conclusão, foi efetivado pela empresa como operador de bombas, nas moendas.

“O Senar foi muito importante porque ajudou na minha formação e inserção no mercado de trabalho. Sempre que falo do Senar, destaco o curso e, principalmente, a parte de relações interpessoais, que foi fundamental para que eu pudesse crescer na empresa e permanecer lá dentro”, avalia Jailson.

Gilvanete de Souza foi aluna do curso de Mecanização Agrícola, na Usina Caeté, em São Miguel dos Campos. Dois meses depois da formatura, foi efetivada na função de compradora do setor de Garagem da prefeitura do município.

“Decidi entrar no JAA porque minha família não tinha condições financeiras e eu precisava do recurso que o programa poderia me oferecer. Depois que entrei, minha vida foi transformada, ganhei um norte. Lembro de uma gincana empreendedora, em que a gente aprendeu a vender, o que fazer com o lucro, e hoje eu trabalho exatamente com essa parte econômica. O Senar foi um norte na minha vida”, comenta Gilvanete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.