CI

Expansão do trigo é tema de simpósio no Triângulo Mineiro

Eventos foram realizados nos dias 5 e 6 de dezembro, em Uberaba, MG, com organização da Embrapa Trigo


Os analistas André Farias e Rafael Mingotti ministraram palestras no “7º Workshop Trigo Tropical – Resultados de pesquisa 2017/18” e no “Workshop Trigo Tropical - Superar desafios para a expansão do trigo”. Os eventos foram realizados nos dias 5 e 6 de dezembro, em Uberaba, MG, com organização da Embrapa Trigo.

Durante a palestra “Trabalhos conduzidos pela Embrapa Territorial no Triângulo Mineiro”, no primeiro evento, Mingotti apresentou estudos de inteligência territorial com enfoque na região. O analista apresentou a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e segmentou os dados para a microrregião de Uberaba. Segundo o estudo, os produtores rurais daquela localidade destinam à preservação da vegetação nativa 24% da área das propriedades.

No mesmo workshop, Mingotti apresentou dados da exportação de soja e seus derivados na microrregião. Os principais destinos são países do continente europeu, asiático e africano. Os portos de Rio Grande (RS), de Santos (SP), de Itacoatiara (AM) e de Salvador (BA) são as rotas utilizadas para o escoamento da produção. O evento foi destinado para pesquisadores ligados à cultura de trigo.

O segundo workshop foi destinado para o público externo ligado ao setor e a instituições de ensino. Farias promoveu uma reflexão sobre a área cultivada do trigo tropical no Brasil. Na palestra “Cenários para produção de trigo tropical”, o analista apontou possíveis situações de expansão da área de plantio, principalmente, no bioma Cerrado. Uma delas ocorreria quando a cultura ocupasse um terço da área de soja e milho - na primeira safra - em regiões produtoras de trigo. Nessa estimativa, estados como Goiás e Minas Gerais poderiam produzir quase 400 toneladas de trigo tropical.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.