CI

AM: ProVB aumenta vendas de milho durante a pandemia

ProVB no Amazonas apresentou uma importante evolução no mês passado em comparação ao mesmo período de 2019


Foto: Eliza Maliszewski

O Programa de Vendas em Balcão (ProVB) no Amazonas apresentou uma importante evolução no mês passado em comparação ao mesmo período de 2019. Em junho deste ano foram atendidos 94 pequenos criadores, mais que o dobro de atendimentos registrado em 2019, quando o índice não passou de 46. Com a maior procura dos agricultores, foram comercializados 265 mil quilos de milho em 13 municípios amazonenses. Esses dados estão disponíveis no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no campo Transparência dos Estoques Públicos

Se comparado ao mês de março deste ano, início das restrições de locomoção em razão do novo coronavírus, o índice de novos beneficiários que acessam o programa aumentou em cerca de 55%. Os resultados mostram que, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, foi possível manter o abastecimento do milho no estado, bem como ampliar o acesso dos agricultores do Amazonas ao ProVB.

Esses índices resultam de ações da Conab no estado, que passou a adotar recursos tecnológicos para facilitar o acesso dos produtores rurais aos programas, incluindo o atendimento por aplicativos de mensagens instantâneas e por e-mail. Também foram implantadas medidas de desburocratização para agilizar o trâmite processual, além da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), para emissão de declarações e de carteirinha on-line.

Atualmente o estoque de milho disponível para venda em balcão no Amazonas é de cerca de 1,63 mil toneladas. Nesta primeira quinzena de julho, a saca de 50 quilos é comercializada a R$ 47,90.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.