Produção de feijão-caupi no AM é tema de curso para técnicos e agricultores

Feijão-caupi

Produção de feijão-caupi no AM é tema de curso para técnicos e agricultores

Embrapa Amazônia Ocidental está com inscrições abertas até o dia 13 de julho para o curso Produção de feijão-caupi no estado do Amazonas
Por:
148 acessos

A Embrapa Amazônia Ocidental está com inscrições abertas até o dia 13 de julho para o curso Produção de feijão-caupi no estado do Amazonas. O curso é destinado a  agricultores e técnicos de assistência técnica e extensão rural. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis 20 vagas.

O curso acontecerá no dia 19 de julho na sede da Embrapa Amazônia Ocidental, na rodovia AM-010, km-29, em Manaus (AM) no horário de 8h às 12h e 13h às 15h. Os interessados podem se inscrever pelos telefones (92) 3303-7899 / 3303-7901 / 3303-7836 / 3303-7965 ou presencialmente no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Amazônia Ocidental no Km 29 da rodovia AM-010  (estrada Manaus-Itacoatiara).

O curso será ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Inocencio Junior de Oliveira e José Roberto Antoniol Fontes, e tem como objetivo capacitar os participantes sobre as tecnologias disponíveis para produção do feijão-caupi no Amazonas. 

A Embrapa tem atualmente oito cultivares de feijão-caupi recomendadas para o estado do Amazonas, que foram indicadas após estudos e avaliações nos últimos anos. Pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental já alcançaram produtividade de até 1.500 quilos por hectare com o uso de cultivares e manejo recomendado, segundo informa o pesquisador Inocencio Oliveira. 

As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental mostram que a partir do uso de tecnologias como cultivares adaptadas, manejo adequado da fertilidade do solo, das pragas e plantas daninhas, além de aspectos fitotécnicos apropriados como população de plantas, espaçamento, época de semeadura e o uso de rotação de culturas é possível aumentar a produtividade de feijão-caupi no Amazonas.

Atualmente a produtividade média obtida pelos produtores é de 925 quilos por hectare, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no estado do Amazonas. Segundo a Conab, são plantados em torno de 4,1 mil hectares de feijão-caupi  no estado.

No curso serão abordados tópicos como a importância do feijão-caupi ; preparo do solo e plantio; calagem e adubação; cultivares de feijão-caupi ; tratos culturais; manejo de plantas daninhas; doenças e medidas de controle; pragas e medidas de controle; colheita e beneficiamento.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink