CI

AMAZONAS – Capacitação de técnicos de extensão rural visa fortalecer agricultura familiar

Profissionais que atuam na Ater amazonense serão capacitados pela Conab sobre os programas e políticas públicas executados pela estatal


Profissionais que atuam na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) amazonense serão capacitados nesta terça-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre os programas e políticas públicas executados pela estatal. A iniciativa visa fortalecer, por meio de orientação, quanto às ferramentas de apoio à produção, as organizações da agricultura familiar no estado.

O treinamento ocorre durante o curso de Capacitação da Rede de Ater sobre a Metodologia Ater Mais Gestão. Na ocasião serão apresentadas as ferramentas de apoio à agricultura familiar e à produção extrativa – como as modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Política de Garantia de Preços para os produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), operacionalizados pela Conab.

Por meio do PAA, a Companhia pode comprar a produção da agricultura familiar e doar os alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. A empresa também atua no apoio financeiro à constituição de estoques de alimentos por organizações de pequenos produtores. Outras formas de suporte estão na aquisição direta de produtos com objetivo de sustentar preços ou na compra de sementes e mudas para destinação aos agricultores.

Já a PGPM-Bio é um instrumento de incentivo econômico que complementa o valor obtido com a comercialização dos produtos extrativos, desde que seja comprovada uma venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

A oficina também orientará pequenos criadores de animais sobre como participar do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) da Conab, que oferta milho a preço de mercado atacadista para uso na ração.

As ações no estado amazonense acontecem no período de 24 a 27 de abril. O curso é realizado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), ligada à Casa Civil, em parceria com a Agência Alemã Para a Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.