CI

Embrapa realiza live e lançamento de livro sobre pecuária leiteira na Amazônia

O evento será transmitido no canal da Embrapa no Youtube e o público poderá interagir


Foto: Pixabay

A pecuária leiteira na Amazônia será tema de uma live e também de um livro digital e gratuito que será lançado pela Embrapa Rondônia no dia 19/3, a partir das 19h (horário de Brasília). O evento será transmitido no canal da Embrapa no Youtube e o público poderá interagir. A publicação já pode der baixada no portal da Embrapa Rondônia: http://bit.ly/30t75P8.

A programação conta com pesquisadores que atuam diretamente com a pecuária de leite na região. Após uma breve abertura, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Artur Chinelato, irá abordar os “Aspectos técnicos da Pecuária de Leite na Amazônia, realidades, potencialidades e desafios”. Em seguida, o pesquisador Alfredo Homma, da Embrapa Amazônia Oriental, trará o tema “Amazônia: quais os caminhos para o desenvolvimento sustentável”.  Depois das apresentações, serão respondidas as perguntas feitas pelos participantes da live, por meio do chat. Logo após, será lançado o livro digital Pecuária Leiteira na Amazônia, pelos editores técnicos Luiz Pfeifer e Ana Karina Salman, que também será a moderadora da live.

Lançamento: Livro Pecuária Leiteira na Amazônia
Esta publicação digital reúne 55 autores de diferentes instituições, sendo a maioria professores e pesquisadores de oito unidades da Embrapa e de 20 instituições de ensino e pesquisa do Brasil e dos Estados Unidos. Trata-se de um esforço conjunto para disponibilizar ao setor informações e recomendações específicas para o desenvolvimento sustentável de uma atividade que tem fundamental importância socioeconômica para a Amazônia, responsável pela geração de empregos e renda para milhares de famílias.

O pesquisador e um dos editores do livro, Luiz Pfeifer, destaca que apesar da importância da produção leiteira para a região amazônica, até hoje não havia sido reunido em uma única obra, as tecnologias disponíveis para que o sistema produtivo seja eficiente e sustentável. “Essa publicação veio para suprir essa necessidade e ainda orientar técnicos e produtores sobre as melhores práticas a serem empregadas nas propriedades produtoras de leite”, afirma Pfeifer. “Este livro representa a importância do produtor de leite na Amazônia, que com mão de obra familiar e respeitando o meio ambiente, garante o sustento da família e disponibiliza um alimento tão nobre para a humanidade”, ressalta a pesquisadora Ana Karina Salman.

O livro está disponível gratuitamente no portal da Embrapa. Os 17 capítulos da obra reúnem informações úteis para toda a cadeia produtiva do leite na região, oferecendo condições para o fortalecimento do setor e maior competitividade diante das demais regiões produtoras, com a adoção de tecnologias e recomendações que podem oferecer mais eficiência na utilização dos recursos ambientais, econômicos e humanos.

A publicação apresenta um levantamento do histórico da pecuária leiteira na Amazônia, até a produção, qualidade do produto leite e sua comercialização. Além disso, tem informações e recomendações sobre os manejos nutricional, reprodutivo, sanitário e de bem-estar animal. Este conjunto de informações permite a tomada de decisões do agricultor em sua propriedade, do agente financeiro responsável pelo financiamento da produção, do estudante em sua formação e do extensionista rural na aplicação das técnicas indicadas.

A pecuária leiteira na Amazônia
A região Norte tem participação de 6,4% na produção nacional de leite, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2020). O principal produtor de leite da Amazônia é o estado de Rondônia, com 1,1 bilhão de litros, seguido do Pará, cuja produção em 2019 foi de 605,2 milhões de litros. Juntos, perfazem 77,5% da produção regional e ocupam a 7ª e 12ª posição entre todos os estados produtores, respectivamente. Minas Gerais é o maior produtor brasileiro de leite, com 9,4 bilhões de litros produzidos em 2019.

A pecuária leiteira na Amazônia é realizada em 110.762 estabelecimentos, dos quais 82,5% são da agricultura familiar, de acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017. Isso confere à atividade grande valor socioeconômico, pela geração de emprego e renda para milhares de famílias que estão direta e indiretamente envolvidas nas atividades, que vão da produção ao transporte, processamento e comercialização.

Serviço:
Live Pecuária Leiteira na Amazônia
Data: 19/3/2021
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: youtu.be/kvz34nVoMnA 
Baixe o livro: http://bit.ly/30t75P8
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.