CI

Embrapa dá início às ações do Fundo Amazônia no Sudeste Paraense

Cerca de 30 lideranças rurais e representantes de instituições do Sudeste Paraense participam da oficina que marca o início das ações do FA na região


Cerca de 30 lideranças rurais e representantes de instituições do Sudeste Paraense participam nos dias 12 e 13/09 da oficina que marca o início das ações do Fundo Amazônia (FA) na região. A Embrapa aprovou 19 projetos no FA, com recursos da ordem de 30 milhões de reais para atuar em todos os estados da Amazônia Legal com o objetivo de reduzir o desmatamento e promover a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais da região.

Desses projetos, pelo menos dez têm ações no Sudeste Paraense. A presidente do Portfolio do Fundo Amazônia na Embrapa, pesquisadora Michelliny Bentes, de Belém (PA), explica que o Território da Cidadania Sudeste do Pará, é uma região onde os processos de ocupação são considerados relativamente recentes, dinamizados há menos de 50 anos, mas com grandes problemas socioambientais, comuns nas antigas fronteiras de colonização do Estado. Daí a escolha desse território para as ações do FA.

As ações de pesquisa e transferência de tecnologias abordam, entre outros temas a recuperação de áreas degradadas e áreas de preservação permanente, sistemas agroflorestais, integração lavoura-pecuária-floresta, criação de abelhas, mandiocultura, produção de hortaliças e fruteiras e piscicultura. “Esses temas foram definidos previamente pelas comunidades e instituições locais. E nesta oficina vamos montar a agenda de ação nas comunidades”, completa a pesquisadora.

Ela destaca ainda que o objetivo do trabalho também é diminuir o passivo ambiental de agricultores da região, então, “mesmo aqueles que ainda não conseguiram se adequar à legislação ambiental são muito bem-vindos à nossa oficina. Nossa meta é mostrar que a adequação é possível e apoiar o agricultor nessa questão”, afirma.

A oficina deverá reunir lideranças de agricultores e extensionistas dos municípios de Marabá, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, além de representantes das Secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos, instituições de ensino e pesquisa, federações de produtores rurais e movimentos sociais. 

Serviço:

Oficina de socialização das ações da Embrapa e parceiros no Fundo Amazônia no Sudeste Paraense.

Data: 12/09 (8h às 17h) e 13/09 (8h às 12h)

Local: Auditório do Hotel São Bento (VP-8, Folha 31, Quadra 01, Lote E 09 e 10, Nova Marabá)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.