CI

Curso da Embrapa ensina a coletar germoplasma vegetal

Treinamento é gratuito e voltado para curadores, pesquisadores, técnicos e estudantes


Treinamento é gratuito e voltado para curadores, pesquisadores, técnicos e estudantes. Inscrições podem ser feitas até o dia 05/09

O número de plantas utilizadas pelo homem é baixíssimo se comparado ao número de espécies existentes na natureza, estimado em torno de 250 mil a 420 mil espécies de plantas superiores. Desse universo, vários autores argumentam que apenas 30 espécies constituem 95% da nutrição humana. Esse é apenas um dos motivos que justificam a importância dada pela ciência à atividade de coleta de germoplasma, que é a soma dos materiais hereditários de uma espécie. Entre os dias 01 e 03 de outubro de 2018, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vão ensinar as técnicas mais modernas de coleta de germoplasma, processamento e inserção deste material em herbário. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento até o dia 05 de setembro.

No curso, serão introduzidos e discutidos temas relacionados à coleta de germoplasma vegetal, sua importância, aspectos teóricos e práticos, bem como a formação de acervos. Serão repassadas informações e conceitos relacionados às atividades de coleta de recursos genéticos, como fazer o planejamento de missões de coleta de germoplasma, elementos sobre a utilização de ferramentas geoespaciais utilizadas para planejar uma missão de coleta (GAP análise, GIS), conceitos básicos sobre a utilização de GPS, noções sobre legislação pertinente à coleta e ao acesso aos recursos genéticos e informações sobre o sistema de documentação ALELO, utilizado pela Embrapa.

Também será realizada uma prática em campo, englobando desde a coleta de germoplasma até o processamento de material de herbário, baseada na fundamentação teórica realizada.

Há 20 vagas disponíveis e o curso tem carga horária total de 20 horas/aula. As aulas acontecerão nos dias 01 e 02 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no dia 03 de outubro das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas dependências da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília - DF. A coordenação técnica é do pesquisador Luciano de Bem Bianchetti. Os instrutores são, além de Luciano: Marcelo F. Simon, Bruno M. T. Walter, Rosa de Belém das Neves Alves e Fernanda Álvares da Silva.

Herbário da Embrapa em Brasília tem 41 anos

O Herbário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia foi criado em 1977, e é registrado pelo Index Herbariorum sob a sigla CEN. Está registrado no "International Association of Plant Systematics - IAPT" e, em março de 2005, foi credenciado como fiel depositário pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN/MMA). Desde 1985 disponibiliza seu acervo na forma on line, atualmente através do programa ELCENweb. Em maio de 2014, o acervo do Herbário CEN, incluindo imagens de material-tipo, foi disponibilizado no Herbário Virtual da Flora e dos Fungos – INCT.

Sob a curadoria da pesquisadora Taciana Barbosa Cavalcanti, a coleção do Herbário CEN inclui principalmente coleções de plantas do bioma Cerrado e coleções crescentes de plantas da Caatinga e da Amazônia. Representa também plantas de uso econômico, incluindo gramíneas e leguminosas forrageiras, mandioca, amendoim, abacaxi, inhame, oleaginosas, ornamentais, medicinais, florestais e parentes silvestres de plantas cultivadas.

O Herbário CEN e seu Laboratório de Sistemática Vegetal têm por objetivo estudar e registrar as espécies da flora brasileira e flora local, realizar expedições para coleta de germoplasma e apoiar ações de conservação ex situ e in situ. Desde 1991, concentra a coordenação da "Flora do Distrito Federal, Brasil" que, desde 2000, publica volumes com monografias ilustradas das famílias botânicas e informações sobre a importância das espécies e seus status de conservação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.