CI

Tecnologias para produção de banana na Amazônia é tema de live

O painel faz parte da série "Amazônia em Foco"


Foto: Marcel Oliveira

Tecnologias para produção de banana na Amazônia é o tema de painel com transmissão ao vivo (live) na sexta-feira, 12 de junho, às 16h ( hora de Brasília), pelo canal da Embrapa no Youtube (youtube.com/embrapa).  O painel faz parte da série "Amazônia em Foco",  que traz eventos online abordando temas relacionados à pesquisa agropecuária e atuação da Embrapa na região.

Nesta edição, os participantes vão discutir sobre resultados de pesquisas e suas contribuições para a bananicultura. Um dos objetivos deste painel é apresentar aos produtores e técnicos, envolvidos na cadeia produtiva da banana e plátanos, que há disponibilidade de tecnologias que possibilitam atingir alta produtividade na Região Amazônica e viabilizar a produção em áreas de ocorrência de doenças da bananeira.

Além de ser uma das frutas tropicais mais consumidas no mundo, a banana é um alimento básico para as populações que vivem na Amazônia. A produção de banana tem grande importância econômica e social na região envolvendo principalmente a agricultura familiar. Além das bananas consumidas in natura, há bastante preferência pelos plátanos (bananas que são consumidas fritas, assadas ou cozidas ou em forma de chips crocantes) e que são conhecidas popularmente como banana da terra, banana pacovã (no Amazonas), banana comprida (no Acre), farta velhaco (no Mato Grosso), bastante usadas na culinária.

O painel “Tecnologias para produção de banana na Amazônia” contará com a participação de Luadir Gasparotto, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Edson Perito Amorim, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Luiz Herval Filho, diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e de Humberto de Carvalho Marcílio, pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT).

Durante o painel, serão apresentadas informações sobre tecnologias para a produção de bananas, com exemplos de cultivares e técnicas de manejo que permitem aumento de produtividade para acima de 20 toneladas por hectare, que chega ser três vezes mais do que é alcançado entre muitos produtores da região.

Além de produzir bananas de alta qualidade, a adoção dessas tecnologias também permite maior longevidade aos bananais. Com isso, agricultores podem permanecer produzindo na mesma área pelo menos durante 10 a 15 anos. Tecnologias que intensificam a produção podem contribuir para evitar novos desmatamentos, uma vez que podem ser aproveitadas áreas alteradas e colocá-las em produção por mais tempo.

Também serão apresentadas informações sobre pesquisas da Embrapa no programa de melhoramento da banana, cultivares de bananas e plátanos recomendados para a região, além de estratégias para enfrentamento a doenças que ameaçam a bananicultura no Brasil e no mundo. Nesse contexto serão discutidas questões para superar desafios para que a produção seja cada vez mais sustentável e possa gerar renda para agricultores e aumentar a oferta dos diversos tipos de bananas apreciadas na região amazônica.

O evento on line é direcionado principalmente a agricultores, técnicos de extensão rural e demais profissionais que atuam no setor agrícola, assim como pesquisadores, professores e estudantes interessados na bananicultura. Não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados podem se conectar no canal youtube.com/embrapa no horário da live  (de 16h às 17h30 horário de Brasília). O público poderá fazer comentários e enviar perguntas por meio do chat durante a transmissão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.