CI

Estudante do Amapá expõe vasos feitos de caroço de açaí em conferência científica na Sérvia

Objetivo da conferência é reunir jovens estudantes com iniciativas promissoras para promover intercâmbio no cenário científico internacional


Um conjunto de vasos ecológicos, feitos a partir de resíduos de caroços de açaí, será apresentado pela jovem amapaense Aira Beatriz Cardoso de Souza, 17 anos, durante a International Conference of Young Scientists (ICYS), evento internacional que será realizado na Sérvia, de 19 a 25 de abril de 2018. O objetivo da conferência é reunir jovens estudantes com iniciativas promissoras para promover intercâmbio no cenário científico internacional. O evento ocorre anualmente em distintas cidades, promovendo troca de experiências, culturas e conhecimentos. ?Esta é a 25ª edição e será realizado em Belgrado, capital da Sérvia, uma das cidades mais antigas da Europa. Este ano, participarão 300 jovens estudantes de vários países, sendo 7 do Brasil.

“Participar da ICYS fará com que eu aprenda mais e vivencie as diferentes percepções e soluções para os problemas que jovens inspirados na ciência buscam, dando-me a possibilidade de crescer não só em minha vida pessoal, como também de alavancar os potenciais de meu projeto", destacou Aira Souza, que embarcará para a Sérvia acompanhada da professora orientadora Danielle Alessandra Pereira de Brito. A jornada rumo ao evento inclui escalas e conexões no Brasil e na Suíça até chegarem na Sérvia. O custeio da viagem é proveniente de recursos para projetos sociais da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Macapá, representada pelo juiz Rogério Funfas.

A ICYS tem caráter de campeonato de projetos científicos e também de intercâmbio entre os participantes. A representante do Amapá, Aira Sousa, além de levar cinco amostras dos vasos biodegradáveis para competir na conferência científica, também irá presentear jovens de vários países com minibandeiras do Amapá, bottons e chaveiros resinados feitos a partir de resíduos de caroço de açaí. “Os vasos ecológicos passaram por análise química no laboratório da Embrapa Amapá, a fim de identificar o grau de nutrientes. Brevemente serão testados cientificamente quanto ao desenvolvimento de plantas”, explicou o chefe-geral interino da Embrapa Amapá, Nagib Melém.  São vasos em formato de embalagem ecológica, que servem de substratos quando decompostas no solo e não deformam as raízes das plantas. As vantagens deste vaso ecológico é que retém maior umidade, apresenta mais resistência e durabilidade em comparação aos de materiais tradicionais, tem boa aeração e baixo custo.

O projeto desenvolvido pela estudante amapaense tem como título “Biovaso: reaproveitamento dos resíduos de biomassa euterpe oleracea para a produção de vasos ecológicos”. No ano passado, Aira Souza competiu na Copa Science de México, com 22 projetos universitários e conquistou o segundo lugar com o vaso biodegradável, na categoria área de agronomia. Aira Souza é ganhadora de vários prêmios na área de agronomia e desenvolvimento sustentável. Em 2015 ela criou o projeto Lixeira Sustentável, implementado na Escola Estadual Santa Maria, bairro do Cabralzinho, em Macapá (AP), o que lhe rendeu o Voto de Louvor outorgado pela Câmara de Vereadores de Macapá.  Em 2016 o projeto foi premiado em 1º lugar pela Universidade de São Paulo (USP) e implementado na Escola Santa Maria.

A International Conference of Young Scientists (ICYS) foi realizada pela primeira vez em 1993 e o Brasil participa do evento desde 2005 e já contou com a participação de cerca de 40 jovens. Para saber mais clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.