CI

Sistemas de produção para pecuária é tema de seminário para criadores do Amapá

Inscrições serão feitas no dia do evento


A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Sistema Plantio Direto (SPD) são as tecnologias sustentáveis de produção agrícola em destaque no seminário “Sistemas Integrados de Produção para Pecuária no Amapá”, a ser realizado no próximo dia 14/9, no auditório Marabaixo, da Embrapa Amapá. O evento é gratuito, aberto à participação de produtores, extensionistas rurais, técnicos de instituições de fomento e demais interessados nas questões relacionadas a este segmento da economia. As inscrições serão feitas no dia do evento.

Pela manhã, a programação consta de palestras apresentando os arranjos e resultados de produções em sistema ILPF nas diversas regiões do Brasil, aspectos de produção em SPD e também uma abordagem sobre o papel do sistema ILPF como ferramenta para dinamizar a produção animal. No período da tarde, os participantes ficarão por dentro de técnicas de cria e recria intensiva para otimizar a rentabilidade da pecuária de corte, e também de estratégias alimentares de bovídeos em pasto, incluindo aplicações e estimativas de resultados.

O seminário “Sistemas Integrados de Produção para a Pecuária no Amapá” é realizado pela Embrapa Amapá em parceria com a Associação dos Criadores do Amapá (Acriap) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro). Os objetivos do evento são demonstrar as potencialidades para a adoção de sistemas integrados de produção para a pecuária no Amapá, e compartilhar experiências entre a pesquisa e o setor produtivo sobre boas práticas em sistemas integrados de produção (ILPF e SPD).  A criação de búfalos, também denominada bubalinocultura, tem destaque no Amapá. A estimativa é de 326 mil cabeças, colocando o estado na posição de segundo maior rebanho do país, atrás apenas do Pará. Segundo a Acriap, o Amapá reúne 2,2 mil criadores de búfalos concentrados principalmente nos municípios de Cutias do Araguari, Amapá, Pracuuba e Mazagão.

Tecnologias sustentáveis para produção agropecuária

Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Sistema Plantio Direto (SPD), pesquisados pela Embrapa, estão entre as tecnologias de produção sustentáveis preconizadas pelo Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que incentiva a adoção de soluções tecnológicas que contribuam com a redução do efeito estufa e melhorem a renda dos produtores. De acordo com o material informativo do seminário, a necessidade de preservar o ambiente e, simultaneamente, intensificar a produção agropecuária estimulou a pesquisa a gerar tecnologias para produções eficientes e com baixo impacto aos ecossistemas.

Realizado na mesma semana da abertura da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa (doença infecciosa causada por vírus), o evento representa uma oportunidade para a Embrapa e a Acriap compartilhar informações de resultados de pesquisas com os produtores e técnicos visando contribuir para o desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável do Estado do Amapá. Os organizadores destacam que o sucesso na produção pecuária está diretamente vinculado à nutrição, sanidade e conforto animal. Vários benefícios podem ser disponibilizados pelos sistemas integrados de produção com ruminantes, como otimização de insumos na formação de pastagem; minimização da compactação do solo; utilização de cercas vivas; suplementação proteica para os animais; aumento da qualidade da forragem; aumento no consumo de forragem; bem-estar animal e maior ganho de peso.

Programação

8h – 8h15

Abertura

8h15 – 10h15  - Sistema ILPF no Brasil

Dr. João Kluthcouski – Embrapa Arroz e Feijão, Goiânia, GO

10h15 Intervalo

10h30 -  Aspectos de produção em Sistema de Plantio Direto (SPD)

Dr. Luis Wagner Rodrigues Alves – Embrapa Amapá

11h15 -  Sistema ILPF como ferramenta para a produção animal

Dra. Ana Elisa Alvim Dias Montagner – Embrapa Amapá

12h Intervalo

14h - Cria e recria intensiva como ferramentas para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte.

Dr. Cristian Faturi  - Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Belém, PA

15h15 Intervalo

15h30 -  Estratégias alimentares de bovídeos em pasto: aplicações e resultados

Dr. Cristian Faturi  - Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Belém, PA

17h  Debate

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.