CI

Agricultores, assentados e agentes agrícolas debatem desafios

O objetivo é reunir diversos atores que fazem parte do processo de produção de alimentos no campo para promover uma troca de experiências


Representantes de diversos segmentos ruais reúnem-se nesta sexta-feira (11) pela manhã durante audiência pública na Assembleia Legislativa no Amapá para debaterem sobre os desafios enfrentados pelo homem do campo e possíveis meios de solução. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi convidada para contribuir com o tema, com base em sua experiência em atuar com as políticas públicas de apoio ao setor rural.

O público-alvo envolve agricultores familiares, assentados, sindicatos rurais, associações e cooperativas de produtores rurais, técnicos de assistência e extensão rural, gestores escolares e dirigentes dos setores públicos e privados do setor. Entretanto, qualquer pessoa interessada poderá participar. A audiência contará com palestras de representantes da própria Assembleia Legislativa, do Banco da Amazônia, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), da Agência de Defesa e Inspeção agropecuária do Estado (Diagro) e da Conab.

Entre os assuntos a serem apresentados pela Conab estão os Programas e Políticas da Companhia voltadas à agricultura familiar, os critérios de participação, o público atendido de 2009 a 2019 e os aportes realizados. Em mais de uma década de atuação da Conab no estado, o Amapá já recebeu cerca de R$ 36 milhões em investimentos, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), resultado de uma parceria com o Ministério da Cidadania. Em relação à Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), foram mais de R$ 900 mil reais.

O evento é promovido pela Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar. O objetivo é reunir diversos atores que fazem parte do processo de produção de alimentos no campo para promover uma troca de experiências e aprendizados. Participam, entre outros públicos, representantes de entidades compradoras e órgãos governamentais. O diálogo girará em torno das dificuldades enfrentadas e formas de superá-las.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.