CI

AMAPÁ – Castanha-do-brasil terá custo de produção atualizado

Produtores e extrativistas da castanha-do-brasil de regiões próximas a Laranjal do Jari, no estado do Amapá, participam, nesta quarta-feira (7)


Produtores e extrativistas da castanha-do-brasil de regiões próximas a Laranjal do Jari, no estado do Amapá, participam, nesta quarta-feira (7), de um painel sobre custo de produção da amêndoa no estado, organizada por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

O encontro tem em mira a atualização dos gastos do pacote tecnológico que o extrativista ou produtor tem para produzir um quilo da castanha. Entre os valores estudados, também estão previstos, por exemplo, o tempo gasto no deslocamento de sua casa até a mata, o trabalho na quebra dos “ouriços”, o descascamento da amêndoa, entre outros. O resultado do custo final, depois de analisado por setores da Conab e aprovado por um grupo gestor ministerial, vai subsidiar o governo na formulação da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). 

Todos os participantes do encontro, incluindo representantes de sindicatos, associações e cooperativas ligadas ao segmento extrativo, poderão informar sobre os insumos, a mão-de-obra e o maquinário utilizado na produção. Após a realização do painel, haverá uma visita técnica a uma propriedade padrão das atividades, para melhor informação e visualização das tecnologias e do sistema de produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.